Ações da Semana do Meio Ambiente envolvem jovens e idosos

Programação segue até sábado (8)
Data de inclusão: 06/06/2019 15:30

Em continuidade à Semana do Meio Ambiente, quatro atividades foram realizadas na quarta-feira (5). A programação contou com aulas de ginástica e surf, visita ao Parque do Atalaia e plantio de mudas. O encerramento ocorrerá neste sábado (8) com o plantio de mudas em toda a cidade. A Semana do Meio Ambiente é organizada pelo Instituto Cidade Sustentável (ICS) e integra a programação do aniversário de Itajaí - 159 anos: de frente para o futuro.

A manhã de quarta iniciou com a prática de Taiji Qigong no Centro de Educação Ambiental. A ginástica terapêutica foi ministrada pela doutora Aline Ameni que realiza a ação em parceria com o Instituto. Os alunos da Rede Municipal de Ensino participaram da aula de Taiji Qigong e estiveram presentes na aula de surf, organizada pela Escola de Surf Amigos do Atalaia.

Durante o dia, o ICS realizou visitas guiadas ao Parque Natural Municipal do Atalaia para participantes do Programa Itajaí Ativo. Foram abordadas informações sobre a Mata Atlântica e a importância da preservação, curiosidades sobre o parque, sustentabilidade, vegetação e a fauna do local.

Já à tarde, ocorreu o plantio de onze mudas de árvores nativas na Escola Prof. Maria Rosa Heleno Schulte, no bairro Espinheiros. O plantio contou com a participação de quinze alunos, entre 12 e 14 anos, que transformaram o espaço livre da escola em área verde. Além disso, os estudantes organizaram uma blitz educativa para distribuir mudas de árvores.

Grumixama, araçá-vermelho, araçá-amarelo, pitanga, cereja do rio grande, cortiça crespa, cortiça lisa, gabiroba crespa, gabiroba lisa, ipê roxo e pau-ferro foram as espécies plantadas. O plantio foi uma iniciativa da Equipe de Pesquisadores do Grupo de Estudos Cultura Escola e Educação Criadora, vinculado ao programa de pós-graduação em educação da UNIVALI.

As ações têm o objetivo de despertar o interesse das crianças e comunidade pelo meio ambiente e a preservação, por meio de atividades em contato com a natureza. A educação ambiental é um ponto chave para a formação infantil e conscientização dos cidadãos.

Confira a programação completa:

SEGUNDA A DOMINGO (3 A 30)

Atividade - Coleta de eletroeletrônicos
Local: Todos os Centros de Educação em Tempo Integral (CEDINs) do município

SEXTA-FEIRA (7)

Atividade - Visita monitorada ao Viveiro e Parque do Atalaia
Horário: 8h30
Local: Viveiro Municipal de Mudas Nativas e Parque Natural Municipal do Atalaia

SÁBADO (8)

Atividade - Plantio Alusivo a Semana do Meio Ambiente
Horário: 8h30
Local: Ponto de encontro em frente ao IFES, plantio nas avenidas Nilo Simas e Contorno Sul