Mutirão de limpeza ultrapassa 1100 caminhões de entulho retirados

São Judas, Praia Brava e Imaruí serão os próximos bairros contemplados
Data de inclusão: 29/05/2019 15:10

A campanha “Itajaí mais linda e bem cuidada” alcançou números expressivos em pouco mais de um mês de atividades. Ao todo, 1108 caminhões de lixo e entulho foram retirados dos bairros Cidade Nova, Cordeiros e São Vicente. A quantidade representa 5263 toneladas presentes em terrenos e calçadas de Itajaí, todas recolhidas por três equipes de limpeza da Secretaria Municipal de Obras.

Até o momento, 419 caminhões foram retirados no São Vicente, 403 somente no Cordeiros e 286 no Cidade Nova. Todos os caminhões levam os entulhos até o aterro sanitário do município, que fica no bairro Canhanduba. O programa Cata Treco e a empresa Ambiental oferecem suporte na realização dos trabalhos.

Os próximos bairros contemplados serão o São Judas (que se estenderá ao São João, Dom Bosco e Ressacada), a Praia Brava (que se estenderá até a Fazenda) e o Imaruí.

“Itajaí mais linda e bem cuidada” é uma iniciativa da administração municipal que envolve as secretariais em uma grande força-tarefa de limpeza da cidade e prevenção de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. A campanha é referência em saúde pública, limpeza urbana e cuidado com o meio ambiente com investimentos de quase um milhão de reais.

Conscientização

Além da ação de limpeza da Secretaria de Obras, a campanha prevê a conscientização dos moradores para manter a cidade limpa e não jogar lixo em terrenos baldios, nas ruas e nas margens dos rios.

Para isso, cerca de 90 agentes de combate a endemias da Secretaria de Saúde vão orientar a população nos locais onde acontece o mutirão sobre o controle do Aedes aegypti. Além disso, serão passadas orientações para evitar o acúmulo de lixo ou entulho. O objetivo é reforçar que o descarte irregular de materiais e resíduos contribui para proliferação de vetores que causam doenças.

Levantamento realizado neste ano também deixou a cidade em alerta para o risco de infestação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela. Em 2019, foram registrados 20 casos autóctones da dengue (contraídos na cidade) e outros seis casos importados, em que a pessoa contraiu o vírus fora de Itajaí e foi diagnosticada aqui no município.

A febre amarela é uma doença grave que circula no Estado, mas que possui prevenção por meio da vacinação disponível nas unidades de saúde. Itajaí, inclusive, tem intensificado a aplicação da vacina nos moradores da área rural e próximos de matas.

____________________________

Secretaria de Obras