Profissionais participam de atividade da Semana da Enfermagem

Secretaria de Saúde promoveu encontro de cuidado aos servidores com práticas integrativas
Data de inclusão: 17/05/2019 16:53

A Secretaria de Saúde de Itajaí promoveu nesta sexta-feira (17) uma atividade especial para profissionais de enfermagem do município. Os servidores participaram durante todo dia de um momento de reflexão sobre a profissão e cuidado com práticas integrativas e complementares em saúde. A ação, alusiva à Semana da Enfermagem, ocorreu no auditório da Prefeitura.

> Leia mais notícias sobre Saúde

No início do encontro, o prefeito Volnei Morastoni deu as boas vindas aos enfermeiros e técnicos/auxiliares de enfermagem e agradeceu o trabalho na rede municipal. Ele destacou que o momento foi pensado para cuidar dos profissionais e acolhê-los.

"Tão importante quanto o acolhimento do usuário é que todos os profissionais da saúde que estão na ponta sejam acolhidos. Também precisamos cuidar de quem cuida", afirmou o prefeito.

Os servidores puderam participaram de diversas práticas integrativas, como Yoga e Lian Gong. A Secretaria de Saúde, em parceria com a Univali e a Fisiomar, também ofereceu os profissionais escalda pés, quick massage, reiki, fitoterapia, aromaterapia e chaterapia.

A técnica de enfermagem da UPA de Cordeiros, Andressa Resende, aproveitou para fazer o escalda pés e uma massagem relaxante. Ela conta que achava que teria um treinamento nesta sexta, mas foi surpreendida com um "carinho" do município.

"Acho que é importante ter esse momento, porque para cuidar do outro tem que estar bem. Cuidamos dos outros e não reservamos um tempo pra gente", reflete.

Além das práticas integrativas, a enfermeira da Secretaria de Saúde, Maria Paulina Pereira da Silva, provocou ainda uma reflexão sobre o autocuidado. "Nós temos que parar de nos exigir a perfeição e percebermos que somos gente cuidando de gente. Então, permitam-se aprender mais e deixar que os outros cuidem de vocês também", destacou.

As atividades da Semana da Enfermagem tiveram apoio do Departamento de Atenção à Saúde (DAS), Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde de Itajaí (CEPICS), da professora de Yoga AlineVarela e do Grupo de Reiki de Itajaí.

__________________________
Informações adicionais: