Row To Win Water começa nesta sexta-feira (17) na Praia de Cabeçudas

Competição vai reunir mais de 800 atletas em três modalidades
Data de inclusão: 16/05/2019 14:58

Itajaí vai sediar pela primeira vez a competição “Row To Win Water”, a partir desta sexta-feira (17). O evento esportivo vai reunir mais de 800 atletas em três modalidades: Va’a, surf ski e stand up. O evento tem o apoio da Secretaria Municipal de Turismo e Eventos e da Fundação Municipal de Esporte e Lazer (FMEL).

“É uma iniciativa pioneira, pretendemos que se fixe no nosso calendário, pois a cidade segue resgatando os eventos voltados ao mar e ao rio. Além disso, um evento deste porte movimenta a rede hoteleira e a economia da cidade de um modo geral”, ressalta o secretário de Turismo, Evandro Neiva.

Quem for ao Row To Win assistir as provas terá a chance de ficar próximo dos atletas, já que a faixa de areia será a arquibancada com vista privilegiada para curtir cada largada e chegada dos competidores. No sábado, as provas seguem até o final da tarde e no domingo até 12h.

“Sem dúvida será mais um grande evento realizado na nossa cidade, pois vai reunir os maiores nomes das três modalidades”, comenta o diretor executivo da FMEL, Paulo Maes.

O grupo de competidores é formado por atletas de várias partes do Brasil, desde o Pará até o Rio Grande do Sul, e de países da América do Sul, como Argentina e Uruguai.

Entre eles estão nomes conhecidos e respeitados no esporte nacional e internacional: Celso Filetti (tricampeão brasileiro de Canoas Havaianas), Guilherme Cunha, (campeão mundial na categoria até 14 anos, oito títulos nacionais e vencedor do Pacific Paddle Games na Califórnia) e Sebastián Cuattrin (medalhista Pan-americano: cinco medalhas de prata e duas de bronze, representante brasileiro nos Jogos Olímpicos de 1992, Atenas em 2004 e Pan-Americano de 2007, no Rio de Janeiro).

Como funcionará a competição
Cada modalidade conta com provas específicas, mas a largada em todas elas acontece no mesmo ponto da Praia de Cabeçudas, próximo ao hotel Marambaia. No Surf Ski a prova tem uma distância de 18k, saída de Itajaí e retorno na Ilha das Cabras, ponto turístico em Balneário Camboriú.

Já, a prova de Canoa Va’a vai contar com duas distâncias 14k e 18k, largada em Cabeçudas, passagem pela Praia Brava e retorno em Balneário Camboriú. Na prova de Stand Up Paddle são quatro distâncias (1,5K, 3k, 6k, 9k), trajetos que serão realizados em uma área limitada da Praia Cabeçudas.

17 DE MAIO (SEXTA-FEIRA)
12h - Abertura da Praça Row To Win
- Chegada de atletas
- Retirada de kits
- Montagem de canoas
- Operação Limpa Mar com atletas, retirando resíduos da Praia de Cabeçudas
17h - Congressos Técnicos
19h - Cerimônia de Abertura Oficial do Evento RTW no Hotel Marambaia Cabeçudas

18 DE MAIO (SÁBADO)

7h - Abertura da Praça Row to Win
8h - Primeira Largada de Canoas OC6 Master Masculino e Feminino 14K.
8h15 - Largada de SUP 1,5K e 3K. (Categorias de pranchas Fun, pranchas Race livres até 14')
9h35 - Largada de SUP Race Amador 6K e Pro-Elite 9K Masculino e Feminino
11h15 - Segunda Largada de Canoas - VA’A Super Master 50+ Masculino e Feminino 14K
11h30 - Largada de SUP Kids