Escola Básica realiza oficina de sabão a partir do óleo de cozinha usado

Atividade com pais e alunos foi realizada na Escola Básica Maria Dutra Gomes
Data de inclusão: 15/05/2019 18:04

Pais e alunos do quarto ano da Escola Básica Maria Dutra Gomes tiveram uma tarde produtiva e diferente. Nesta quarta-feira (15), eles participaram da terceira oficina Óleo de Cozinha - destine corretamente o seu óleo, projeto idealizado pelo professor e diretor da escola, Paulo Sérgio Cabral.

O objetivo do encontro é conscientizar pais e alunos sobre a importância de destinar corretamente o produto, sem poluir o meio ambiente, além de ensiná-los a produzir sabão caseiro.

“Em fevereiro começamos uma campanha na escola e pedimos a colaboração dos pais para que trouxessem óleo de cozinha usado. Montamos um espaço para a coleta e hoje a nossa unidade já é um Ecoponto de Coleta de Óleo de Cozinha em Itajaí. Toda comunidade pode fazer a sua destinação correta aqui com a gente”, comenta o diretor.

Até agora já foram arrecadados 40 litros de óleo de cozinha e metade já foi utilizada nas duas oficinas realizadas. A intenção é fazer com que todos os 500 alunos da unidade participem das oficinas, com convite extensivo aos pais ou responsáveis para que aprendam a fazer o sabão caseiro.

Sandra Michele Nolasco da Luz participou da oficina acompanhada da filha Evelin. “Quero aprender a fazer sabão para utilizar em toda limpeza e fazer o possível para não ter mais gastos com sabão e detergentes. Além de economizar, estarei contribuindo com a preservação da natureza”, comemora a dona de casa.

Cerca de 60 pessoas entre pais, professores e alunos já participaram das oficinas na Escola Básica Maria Dutra Gomes, no bairro Dom Bosco. O resultado tem sido tão surpreendente, que a Secretaria Municipal de Educação pretende expandir esse projeto, para outras unidades municipais de ensino.

“O prefeito Volnei Morastoni me pediu que fizesse uma formação com professores de outras escolas e centros de educação, para que surgissem multiplicadores do projeto e o conhecimento atingisse o maior número de pessoas possíveis. Realizamos uma pesquisa aqui na nossa unidade e descobrimos que entre 70% e 80% dos pais não dão o destino correto ao óleo de cozinha usado”, comenta Paulo Sérgio Cabral, diretor da escola.

Você também pode produzir o seu e contribuir para um meio ambiente mais sustentável.

Receita sabão caseiro

(Rende, aproximadamente, 30 barrinhas de sabão)

Ingredientes:
4 litros de óleo usado (é necessário filtrá-lo para a retirada de resíduos);
1,5 litros de água;
1kg de soda em escamas;
100 g de sabão em pó ou 200 ml de detergente.

Materiais:
Balde plástico;
Colher ou cabo de madeira;
Luvas plásticas;
Bacia plástica.

Modo de preparo:
Em um balde, coloque a soda em escamas e adicione a água com cuidado. Misture bem até a soda dissolver completamente, acrescente o sabão em pó ou o detergente e continue mexendo. Acrescente o óleo devagar e mexa até engrossar (15 minutos). Em seguida, despeje a mistura em uma bacia e deixe descansar por 24h. Após esse período, o sabão já poderá ser cortado em barras.

Você sabia?

Cada brasileiro usa, em média, 20 litros de óleo de cozinha por ano.
O produto é altamente poluente.
Cada litro derramado na pia, além de danificar a instalação hidráulica, é suficiente para poluir até um milhão de litros de água.
Jogado na natureza, o óleo provoca a morte de peixes e desequilibra o ecossistema e para descontaminar a água, o custo é alto – cerca de 20% do tratamento do esgoto.

Escola Básica realiza oficina de sabão a partir do óleo de cozinha usado