Alunos da rede municipal de ensino terão acesso a atividades de inovação

Data de inclusão: 06/05/2019 16:43

Desenvolver atividades de estímulo à criatividade e ao raciocínio lógico. Este é o desafio de professores, diretores e profissionais da área de tecnologia do Município de Itajaí com o projeto “Programando o Mundo”. A proposta da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri) foi apresentada na semana passada na Secretaria Municipal de Educação.

Com o projeto, que será desenvolvido pelo Centro de Inovação Regional de Itajaí, será possível realizar atividades com alunos de 8 a 12 anos da Rede Municipal de Ensino de Itajaí. Através de um software, serão aplicadas atividades que incluem palestras, gincanas e jogos entre os alunos com o objetivo de despertar a criatividade a partir do conceito da linguagem de programação.

“Este conjunto de ações irá preparar pessoas e a comunidade para a nova economia, dando condições para a região de Itajaí prosperar e se destacar em um futuro em que a inovação será o motor da geração de emprego e oportunidades”, ressalta Valéria Bennack, coordenadora do Ecossistema de Inovação da Amfri e operacionalização do Centro de Inovação.

A capacitação para os professores da Rede Municipal deve começar em junho e contemplar aproximadamente 10 mil crianças no contraturno escolar. A expectativa é que o Centro de inovação seja inaugurado no segundo semestre deste ano.

“Muitas escolas têm os seus laboratórios de informática, mas, muitas vezes, o espaço não é aproveitado de forma adequada. Com o Programando o Mundo vamos desenvolver muitas habilidades nessas crianças, que no futuro poderão se transformar em engenheiros e profissionais da área da tecnologia e da informação”, afirma Alba Schlichting, uma das idealizadoras do programa.

Já para o público a partir de 17 anos de idade, será executado um programa semelhante ao Geração Tec, do Governo do Estado, que oferece cursos gratuitos de capacitação voltados à área de tecnologia.

“Esse é outro projeto importante que vamos desenvolver na região de Itajaí, porque queremos preparar os jovens para o mercado de trabalho. O setor de tecnologia é o que mais cresce no nosso Estado, muitas empresas têm vagas, mas não encontram mão de obra qualificada. Nossa intenção é revelar talentos, que muitas vezes estão escondidos por falta de oportunidade”, garante Alba.