Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Obras de implantação de esgoto avançam no bairro Cordeiros

Data de inclusão: 28/03/2019 18:33

O serviço de implantação do sistema de tratamento de esgoto domiciliar, contratado pelo Semasa, está sendo finalizado em seis vias públicas do bairro Cordeiros. Desde o início dos trabalhos, no dia 18 de março, quatro equipes estão concentradas nas ruas Enedina D’Ávila Ferreira, Selso Duarte Moreira, Eredes Serpa, José Rosa, José Lopes e na avenida Mário Uriarte, no trecho até a rua Agostinho Alves Ramos.

Nos próximos dias, a empresa responsável dará sequência aos trabalhos já iniciados nestas mesmas vias, no sentido aposto, até a rua Jaime Fernandes Vieira. Posteriormente, iniciará o trecho até a rua Osvaldo Cruz, no total de nove quilômetros de rede a serem implantados.

Estas são as primeiras vias do bairro a receberem a rede coletora, que chegará a 50 quilômetros. Para isso, o que se vê constantemente são máquinas escavando o solo, enquanto funcionários fazem as conexões entre os encanamentos necessários para o funcionamento do sistema.

“A nossa meta é instalar oitenta metros diários de rede de esgoto”, relata o encarregado da frente de trabalho da rua Selso Duarte Moreira, Antônio Carlos Correia. Metro após metro, as obras avançam rapidamente para que os transtornos sentidos pelos moradores sejam mínimos. A repavimentação é feita assim que concluída a instalação da rede, respeitando o tempo necessário para compactação do solo.

A empresa responsável pelas obras é orientada a comunicar os moradores com antecedência mínima de 24 horas, pessoalmente ou por meio de carta.

São Vicente e outras regiões
Simultaneamente, o Semasa trabalha na implantação da rede coletora de esgoto no bairro São Vicente, que terá 23 quilômetros de extensão. O investimento nestes dois bairros mais populosos de Itajaí ultrapassa os R$ 45 milhões.

A primeira fase de implantação já contemplou os bairros Centro, Praia Brava, Fazenda, Fazendinha, Cabeçudas e parte da Vila Operária, cobrindo 25% das residências com esgoto tratado. Já a segunda etapa cobrirá 55% das residências da cidade, nos bairros São Vicente, Cordeiros, São João, Rio do Meio, São Judas e Barra do Rio.

No total, 80% da população poderá desfrutar dos benefícios promovidos pela rede de esgotamento sanitário, com investimento total previsto de R$ 200 milhões.

“Uma obra como esta representa saúde. A partir do momento que estivermos com o sistema em operação nesses locais, o esgoto será tratado pelo Semasa, que devolverá uma água limpa para o rio e o mar”, explica o engenheiro civil do Semasa, Ervino Ribeiro Macedo, responsável pelos projetos de implantação.

O diretor-geral da autarquia, Diego Antonio da Silva, explica que os consumidores dos bairros São Vicente e Cordeiros ainda não devem ligar o esgoto da residência na rede. “É necessário aguardar a conclusão do sistema interligado com a estação de tratamento de efluentes. A autorização será dada no momento correto”, alerta.

__________________________
Informações adicionais:
Semasa
(47) 3344 9000 

Imagens relacionadas

Obras de implantação de esgoto avançam no bairro Cordeiros
Obras de implantação de esgoto avançam no bairro Cordeiros
Obras de implantação de esgoto avançam no bairro Cordeiros
Obras de implantação de esgoto avançam no bairro Cordeiros
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí