Trânsito fica em meia pista na Barra do Rio para execução de obras de mobilidade

Motoristas devem ficar atentos na rua Aleixo Maba durante a primeira etapa da obra
Data de inclusão: 27/03/2019 18:31

A principal ligação entre o bairro Cordeiros e o Centro de Itajaí ficará em pista única a partir desta quinta-feira (28). A Secretaria Municipal de Obras iniciou a drenagem na rua Expedicionário Aleixo Maba, que integra o pacote de investimentos em mobilidade previstos para toda a cidade. Os trabalhos devem seguir até a próxima semana.

As obras de drenagem iniciadas no início do mês na travessa Penha, cruzaram a rua David Adão Schmitt e chegaram agora na rua Aleixo Maba, onde serão colocados 320 metros de tubulação. Ao todo, essa região terá 1180 metros de nova rede de drenagem pluvial.

A reurbanização das ruas Expedicionário Aleixo Maba e Alfredo Eicke faz parte do Programa Itajaí 2040 Moderna e Sustentável. A drenagem pluvial será a primeira etapa da obra. As escavações serão na pista no sentido Cordeiros/Centro.

Segundo o coordenador de Trânsito de Itajaí, Robson Allan Costa, poderá ser registrado lentidão no local e agentes do órgão auxiliarão no controle do fluxo. Apesar de ficar em meia pista, a única alteração no trânsito será na rua Bolívia: durante a primeira etapa, a obra irá até o cruzamento com a rua José Pereira Liberato, com isso os condutores da rua Bolívia devem acessar a rua Marcos Castelain para chegarem até a Aleixo Maba, tanto pela rua José Pereira Liberato quanto pela David Adão Schmitt.

Conheça a reurbanização da Aleixo Maba e Alfredo Eicke
A transformação da rua Expedicionário Aleixo Maba prevê a reurbanização da via com duas pistas para automóveis nos dois sentidos, ciclovia, calçadas e iluminação.

Os técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação destacam a necessidade de ampliar a capacidade viária no trecho que recebe todo o trânsito das ruas Blumenau e Curt Hering. O valor licitado para a obra é de R$ 1,8 milhão. A obra está prevista para conclusão em um ano.

“O trecho que iremos revitalizar marca o encontro de importantes bairros de nossa cidade. Barra do Rio, Cordeiros e São João se encontram naqueles cruzamentos que também simbolizam o desenvolvimento de nossa cidade, já que muitos caminhões trafegam por ali. Não é por acaso que é nossa segunda obra do conjunto de transformações que Itajaí sofrerá nos próximos meses”, afirma o prefeito Volnei Morastoni.

Financiamento internacional
O Programa Itajaí 2040 Moderna e Sustentável garante 28 diferentes obras e desapropriações em 17 bairros e localidades de Itajaí. Dom Bosco, Santa Regina, Itaipava, Cidade Nova, São Judas, Cordeiros, Nova Brasília, Centro, Praia Brava, São Vicente, São João, Murta, Baía, Campeche, Bambuzal e Fazenda receberão as transformações.

Secretaria de Obras