Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Cervejarias artesanais são atrativos turísticos em Itajaí

Cidade conta com nove marcas e quatro fábricas para visitação do público
Data de inclusão: 15/03/2019 16:19

O mercado das cervejarias artesanais tem se tornado um atrativo turístico em Itajaí. Novas marcas de microcervejarias surgiram nos últimos anos atraindo atenção para a cidade e conquistando premiações de nível nacional e internacional, inclusive no Festival Brasileiro da Cerveja – que ocorre até sábado (16), em Blumenau. Atualmente, o município conta com nove marcas de cervejas, mais de 70 estilos produzidos e quatro fábricas abertas para visitação e degustação.

> Leia mais notícias sobre Turismo

Presidente da Associação das Microcervejarias Artesanais de Santa Catarina (Acasc) e sócio da primeira cervejaria da cidade, a Itajahy, Alexandre Mello avalia que o município se tornou uma opção turística para os apreciadores de cervejas artesanais, obtendo representatividade e acompanhando o crescimento do mercado nos últimos anos. Para ele, a produção da cidade é excelente, com cervejarias premiadas e ótimas marcas ciganas – cervejarias que não possuem fábrica própria e terceirizam a produção.

“Nosso litoral, que já é muito conhecido pelas belezas naturais, se desenvolveu bastante no quesito cervejeiro. Isso só complementa a vocação turística da região, pois existe um crescente mercado para o turismo cervejeiro. Esse tipo de atrativo faz com que o turista fique mais tempo na cidade e proporcione mais renda para o comércio e os serviços locais”, afirma.

Porter, pilsen, ipa, fruit beer, weiss, witbier, APA e lager. Esses são apenas alguns dos mais de 70 estilos de cervejas produzidos pelas marcas de Itajaí, que têm recebido apoio e incentivo da Secretaria Municipal de Turismo e Eventos.

“As microcervejarias da cidade têm ganhado espaço no mercado, conquistado premiações e cada vez mais público em busca de novas experiências, sabores e qualidades. Essa produção se tornou um atrativo turístico importante, que tem sido incentivado e valorizado pelo município nas festas locais. Além disso, as cervejarias se tornaram um roteiro de visitação e degustação para turistas e moradores”, destaca o secretário de Turismo de Itajaí, Evandro Neiva.

Roteiro cervejeiro

Em Itajaí, o turismo cervejeiro tem opções variadas. Primeira a se instalar na cidade, a Cervejaria Itajahy atua há cinco anos no mercado e já tem 20 premiações nacionais e internacionais. Com fábrica própria, produz 10 cervejas de linha e mais de 20 sazonais. Há seis meses, a Faroeste Beer também entrou no mercado. Com fábrica no Brilhante, produz 15 estilos de cervejas e conquistou sua primeira medalha de ouro no Festival Brasileiro da Cerveja 2019.

A Green Coast é outra marca local recente – iniciou sua atuação há quase dois anos. Produz 12 estilos de cerveja em sua fábrica, que fica localizada no Rio do Meio. Premiada, a cervejaria possui pub para degustação dos produtos durante o inverno. A Alzira Beer iniciou suas atividades em janeiro deste ano com a produção de nove estilos de cervejas em fábrica própria, na Itaipava. A cervejaria também conta com pub, que abre uma vez por mês para happy hour. As quatro fábricas do município são abertas para visitação mediante agendamento.

Além dessas, Itajaí possui cinco marcas ciganas com produção terceirizada de mais de 10 estilos diferentes de cerveja artesanal: a Sarcástica Crazy Beer, Samurai Craft Beer, a Oggin Craft Beer, a BeerBro e a Notorious Craft Beer.

Alguns dos produtos itajaienses já estão à venda em restaurantes, bares, pubs e supermercados da região. Até este sábado (16), as cervejarias Itajahy, Faroeste e Green Coast estão com estandes no Festival Brasileiro da Cerveja, em Blumenau. A Marejada 2019, que ocorre de 8 a 20 de outubro no Centreventos Itajaí, também abrirá espaço para exposição e venda dos rótulos das cervejarias artesanais da cidade, como forma de valorizar os produtos locais.

Cervejarias para visitação:

Faroeste Beer
Atendimento ao público nas quartas e quintas-feiras das 8h às 18h; nas sextas das 8h às 19h; e aos sábados das 10h às 16h. Recepção de excursões somente com agendamento.
Endereço: Rua Serafim Gamba, nº 6050 – Brilhante
Telefone: (47) 99191-2875 | E-mail: leonardo@faroeste.beer

Green Coast Cervejaria
Atendimento ao público para visitação e degustação sob agendamento. Conta com pub dentro da fábrica que atende durante o inverno, nas quintas-feiras, das 19h às 23h, e aos sábados em eventos mensais divulgados pelo Facebook.com/cervejariagreencoast.
Endereço: Rua Marcos Albino, 4850 – Rio do Meio
Telefone: (47) 99676-6574 ou 4141-0101 | E-mail: cervejariagreencoast@gmail.com

Cervejaria Itajahy
Atendimento ao público diariamente para visitação e degustação, porém é necessário agendamento prévio.
Endereço: Rua Uruguai, nº 1314 – Centro
Telefone: (47) 3348-8484 | E-mail: contato@cervejariaitajahy.com.br

Alzira Beer
Atendimento ao público diariamente com agendamento para visitação e degustação.
Endereço: Rua Pedro Winter, nº 50, fundos - Itaipava
Telefone: (47) 99991-0191 | E-mail: alzirabeer@gmail.com

Cervejarias com fábrica terceirizada:

Oggin Craft Beer
Ponto de venda: Produz dois estilos de cerveja e tem ponto de venda na Rua Brusque, n° 815, sala 02 – Centro | Horário de atendimento: 9h às 17h
Telefone: (47) 99991-7501 | E-mail: contato@oggin.com.br

Samurai Craft Beer
Ponto de venda: Comercializa o estilo new england ipa em empórios, pubs e eventos.
Telefone: (47) 99987-1056 | E-mail: contato@samurai.beer

Sarcástica Crazy Beer
Ponto de venda: Comercializa os estilos double ipa e kiwi soer em pubs, bares e empórios de Itajaí.
Telefone: (47) 99955-8544 | E-mail: contato@sarcasticacrazybeer.com.br

BeerBro
Ponto de venda: Produz quatro estilos de cerveja e tem mais de 80 pontos de venda por Itajaí e região. Conta ainda com pub para degustação de cervejas, que está em reforma até maio.
Endereço: Rua Donato Pereira, 60 - Fazenda
Telefone: (47) 99254-0022

Notorious Craft Beer
Ponto de venda: Produz quatro estilos e outros sazonais. Comercializa os produtos em pubs, lojas especializadas em cervejas artesanais em Itajaí e região e através de venda direta. Em breve abrirá fábrica própria para visitação.
Endereço: Rua João Antônio de Oliveira, 139 - Fazendinha
Telefone: (47) 98801-9813 | E-mail: contato@cervejarianotorious.com.br

______________________
Informações adicionais:
Secretaria de Turismo e Eventos
(47) 3348-1080 

Imagens relacionadas

Cervejarias artesanais são atrativos turísticos em Itajaí
Cervejarias artesanais são atrativos turísticos em Itajaí
Cervejarias artesanais são atrativos turísticos em Itajaí
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí