Demolição abre caminho para obras de mobilidade em Itajaí

Trecho fará parte do prolongamento da rua Uruguai até a Alfredo Trompowski
Data de inclusão: 07/03/2019 14:19

O Município de Itajaí abriu o caminho para a ligação da rua Uruguai com a Alfredo Trompowski, na manhã desta quinta-feira (07). A demolição de dois imóveis na rua Almirante Barroso, no Centro, é mais um importante passo para as transformações no trânsito da cidade.

As obras de ampliação e reurbanização das ruas José Eugênio Muller, Alberto Werner, Brusque, Juvenal Garcia, Uruguai e Umbelino de Brito estão licitadas por mais de R$ 5 milhões. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação trabalha na conclusão das últimas desapropriações para assinar a ordem de serviço e iniciar os trabalhos.

“Será uma nova ligação no Centro que inicia na rua Uruguai, cruza as ruas Anita Garibaldi, Alexandre Fleming, passa por aqui na Almirante Barroso e encerra no cruzamento das ruas Joaquim Lopes Correia e Alfredo Trompowski”, explica o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

Com essa intervenção, a rua Uruguai integrará um novo binário com a rua Umbelino Damásio de Brito. Assim, conforme o projeto, quem vier pelas ruas Carolina Vailatti e Gaspar poderá completar a ligação até a avenida Vereador Abrahão João Francisco (Contorno Sul).

“Os acordos e contratos das desapropriações estão avançando e, aos poucos, demolições como essa vão acontecendo. A empresa vencedora da licitação já assinou o contrato e as obras devem iniciar ainda no mês de março”, prevê o assessor especial do gabinete do prefeito, Auri Pavoni.

Prolongamento de vias e implantação de binários no Centro
Além do binário entre as ruas Umbelino de Brito e Uruguai, outras quatro ruas do Centro de Itajaí receberão as obras. A transformação na mobilidade urbana inclui as ruas Alberto Werner e José Eugênio Müller, além das ruas Brusque e Juvenal Garcia para formarem outros dois binários.

A segunda etapa de reurbanização e ampliação das vias centrais no Município de Itajaí incluirá as avenidas Marcos Konder, Sete de setembro, Joca Brandão e Vereador Abrahão João Francisco. Todas essas obras são garantidas pelo financiamento internacional de mais de R$ 300 milhões.

Financiamento internacional
O Programa Itajaí 2040 Moderna e Sustentável garante 28 diferentes obras e desapropriações em 17 bairros e localidades de Itajaí. Dom Bosco, Santa Regina, Itaipava, Cidade Nova, São Judas, Cordeiros, Nova Brasília, Centro, Praia Brava, São Vicente, São João, Murta, Baía, Campeche, Bambuzal e Fazenda receberão as transformações.

Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação

Demolição abre caminho para obras de mobilidade em Itajaí