Município reúne empresários para discutir benefícios fiscais do governo do estado

Evento organizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico trouxe mais de 50 participantes de Santa Catarina
Data de inclusão: 28/02/2019 14:08

Preocupado com os reflexos das possíveis mudanças fiscais propostas pelo governo do estado, o Município de Itajaí reuniu empresários de diferentes áreas para dialogar. O encontro organizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico na semana passada teve adesão de mais de 50 participantes entre autoridades, investidores e empresários do comércio exterior e setor produtivo de Itajaí e de Santa Catarina.

Com o evento “Os impactos econômicos para o futuro de Santa Catarina com a eventual revogação dos benefícios fiscais no estado”, o executivo municipal externa sua preocupação em manter empresas e investimentos em Itajaí.

“Nossa cidade e nosso estado atraem investimentos de todo o país e não podemos perder essa característica”, afirmou o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni. “Este é um evento de caráter empresarial e econômico, sem bandeiras políticas, e que comprova nossa capacidade de articulação”, destacou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Giovani Testoni.

Dados apresentados no evento mostraram que o Complexo Portuário de Itajaí movimenta 67% das importações do estado. Os participantes também debateram as vantagens da isenção fiscal de impostos para o poder público. Com os incentivos de importação, os valores de ICMS saltaram de R$ 6,6 bilhões em 2006 para R$ 51,6 bilhões em 2017: um crescimento de R$ 45 milhões em 10 anos. Ou seja, uma alíquota menor resultou em uma arrecadação muito maior.

Além do prefeito de Itajaí e do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, participaram do encontro o deputado estadual Onir Mocelim - líder do governo na assembleia -, o ex-secretário de Fazenda do estado de Santa Catarina, Almir Gorges, e a advogada Kelly Martarello. O evento foi realizado sexta-feira (22) no hotel Marambaia.

Secretaria de Desenvolvimento Econômico