Pré-conferências de saúde serão realizadas nos bairros

Eventos são etapas preparatórias para 9ª Conferência Municipal de Saúde de Itajaí
Data de inclusão: 18/02/2019 17:27

Neste mês, três pré-conferências de saúde serão realizadas nos bairros de Itajaí. Os encontros preparatórios para a 9ª Conferência Municipal de Saúde ocorrem na próxima quarta-feira (20) na região do São Vicente, na quinta-feira (21) na área da Praia Brava e na terça-feira (26) no bairro Dom Bosco. Os eventos são abertos e toda comunidade pode participar.

As pré-conferências ocorrem em formato de oficina. Usuários, profissionais de saúde, gestores e conselheiros municipais de saúde se reúnem para apresentar propostas e levantar temas que serão abordados durante a 9ª Conferência Municipal de Saúde. Com base na discussão realizada pelos participantes é elaborado um documento com as propostas de melhoria para a saúde de Itajaí, integrando todos os segmentos envolvidos.

Próximas datas
A pré-conferência do São Vicente será no Salão Paroquial da Igreja São Vicente, a partir das 15h de quarta-feira. O evento é destinado aos moradores do São Vicente, Bambuzal, Rio Bonito, Nilo Bittencourt, Cidade Nova I, Cidade Nova II e Promorar II.

Na quinta-feira (21) ocorre a pré-conferência da Praia Brava, às 19h, no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora de Lourdes, no bairro Fazenda. Neste encontro, participam a população da Praia Brava, Fazenda e usuários do Centro de Referência da Saúde da Criança e da Mulher (CRESCEM).

Na próxima semana, dia 26 de fevereiro, é a vez da região do Dom Bosco se reunir às 19h, no auditório da Igreja do Parque Dom Bosco. No evento, participam moradores do Dom Bosco, Nossa Senhora das Graças, Vila Operária, Carvalho e Ressacada.

Também está agendada a pré-conferência da Itaipava para o dia 07 de março, às 19h, no Salão Paroquial da Igreja Católica Itaipava. Estão convidados para o encontro as comunidades da Itaipava, Limoeiro, Brilhante, Canhanduba, Paciência, Baía e Km 12.

Já no dia 15 de março se reúnem no Salão Paroquial da Igreja São João, às 19h30, os moradores dos bairros São Judas, São João, Imaruí e Barra do Rio para realização de sua pré-conferência.

Conferência Municipal de Saúde 2019
A 9ª Conferência Municipal de Saúde será nos dias 05 e 06 de abril deste ano, no campus da Univali de Itajaí. Toda a comunidade pode participar do evento, que é organizado pela Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde (Comusa).

Em 2019, a Conferência faz parte da 16ª Conferência Nacional de Saúde e tem como tema principal "Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”. No município, o evento terá como eixos temáticos de discussão: I – Saúde como direito; II – Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS); e III – Financiamento adequado e suficiente para o SUS.

Também serão realizadas atividades temáticas na conferência, abordando a Saúde das Pessoas com Deficiência; Assistência Farmacêutica e Ciência e Tecnologia; Saúde Bucal; Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora; Saúde Mental; Saúde da População Negra; Recursos Humanos e Relações de Trabalho; e Orçamento e financiamento adequado e suficiente para o SUS.

Pré-conferências de saúde serão realizadas nos bairros