Quase 200 milímetros de chuva nas últimas 72 horas em Itajaí

Mesmo com o alto volume de precipitação acumulado nas últimas horas, a Defesa Civil de Itajaí não registrou nenhuma ocorrência grave
Data de inclusão: 18/02/2019 10:19

O volume de chuva das últimas 72h foi de 195 milímetros e deixou Itajaí em situação de atenção. Apesar da chuva contínua durante a madrugada, a Defesa Civil de Itajaí não registrou nenhuma ocorrência grave no início desta segunda-feira (18). O órgão alerta a população para as áreas de encostas e risco de deslizamentos de terra e alagamentos em razão da grande quantidade de chuva em um curto período de tempo.

As últimas 24h, em Itajaí, registraram grandes volumes em diferentes pontos do município. O bairro mais afetado foi a Murta, com 145 milímetros. Choveu menos no bairro Itaipava, com 93 milímetros. Apesar disso, apenas com o registro da Itaipava, Itajaí já ultrapassa em 9% a média histórica para o mês de fevereiro.

Segundo o Laboratório de Climatologia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, a semana continua com pancadas de chuva diárias por conta do calor. A maioria delas será com pequeno volume, durante a noite e a madrugada. As temperaturas mínimas ficarão entre 20ºC e 22°C e as máximas entre 28ºC e 32°C. Ventos variáveis com rajadas médias inferiores a 25 km/h.

A Defesa Civil de Itajaí segue em situação de atenção. A população deve procurar abrigo seguro a qualquer princípio de chuva com ventos e rajadas fortes. É aconselhado que em caso de movimento de terra ou rochas próximo às suas residências, bem como inclinação de postes e árvores, a família deve sair do imóvel. O Corpo de Bombeiros atende pelo 193 e a Defesa Civil, 24h, pelo telefone 199. Em caso de emergência também é possível entrar em contato pelo telefone de plantão (47) 99601-2950.

Obras auxiliam no escoamento
Neste ano, a Secretaria Municipal de Obras já realizou três importantes intervenções que ampliaram o escoamento das águas da chuva. Os bairros Fazenda, Cordeiros e Dom Bosco foram contemplados com obras de drenagem.

Já em 2018, o Município de Itajaí implantou quase oito quilômetros de tubulação e galerias. As regiões de Dom Bosco, Praia Brava, Espinheiros, Cordeiros, Nossa Senhora das Graças, Ressacada, Paciência, Santa Regina, Barra do Rio, Canhanduba, Murta, Salseiros, Fazenda e Centro foram as contempladas com a ampliação da capacidade das redes de drenagem.

Somente no Centro de Itajaí, foram investidos mais de R$ 4,6 milhões em obras de macrodrenagem que resolveram os alagamentos com as enxurradas.

Manutenção constante
A força-tarefa de prevenção de cheias e alagamentos no Município de Itajaí segue sendo realizada. Duas frentes de trabalho atuam na desobstrução de bocas de lobo e manutenção da rede de drenagem pluvial. As equipes da Secretaria de Obras atuam nos bairros São Vicente e Cordeiros. São realizadas a troca da tubulação de escoamento das águas das chuvas e a manutenção da rede.

Os boletins informativos da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Itajaí podem ser acompanhados por meio do site defesacivil.itajai.sc.gov.br, e também pelo facebook e twitter.
_______
Informações adicionais: