Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Itajaí lança campanha para intensificar vacinação contra febre amarela

Reforço ocorre durante o mês de fevereiro para ampliar a cobertura vacinal
Data de inclusão: 04/02/2019 18:05

O Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Saúde, lançou nesta segunda-feira (4) uma campanha de intensificação da vacina contra a febre amarela. A ação foi definida devido à baixa procura pela imunização e à confirmação de um caso da doença no Paraná. O Dia D de vacinação será no sábado, 16 de fevereiro, quando as unidades de saúde abrirão das 8h às 12h para atender a população.

> Leia mais notícias sobre Saúde

Nesta segunda-feira, a Vigilância Epidemiológica reuniu os coordenadores das unidades de saúde do município, enfermeiros e médicos para reforçar a campanha. “Uma dose da vacina confere imunidade para vida toda e é a única forma de prevenção da febre amarela”, destacou a diretora da Vigilância Epidemiológica, Greyce Mayer.

Desde o ano passado Santa Catarina se tornou área com recomendação da vacina. Itajaí ampliou a cobertura para toda população em dezembro, porém até o momento somente 5.874 pessoas procuraram as unidades para se imunizar. Ao todo, o município precisa imunizar 83.701 pessoas contra a febre amarela, o que corresponde a 38,7% da população itajaiense, conforme estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com Greyce, a maior preocupação é com a população da área rural, que tem maior risco de contrair a doença. Em torno de 21 mil pessoas devem ser vacinadas no interior da cidade. “Todas as unidades estão engajadas na campanha e os agentes comunitários de saúde irão passar nas casas avisando a população sobre a importância de tomar a vacina”, observa a diretora.

A campanha ocorre durante todo mês de fevereiro e terá um Dia D de vacinação no sábado, dia 16. Nessa data as unidades de saúde estarão abertas para imunizar a população das 8h às 12h. Para receber a dose é necessário trazer a caderneta de vacinação e comparecer a unidade mais próxima de sua casa.

Quem deve se vacinar?

A vacinação contra a febre amarela é indicada para pessoas acima de nove meses de idade até 59 anos, que nunca tenham tomado a vacina. A dose única é oferecida nas unidades de saúde durante todo o ano. A aplicação deve ser feita, pelo menos, 10 dias antes do deslocamento para regiões onde é recomendada a vacina. No caso de gestantes e idosos com mais de 60 anos, a regra é buscar orientação médica.

Além da vacina, cuidados como o uso de repelente de insetos e roupas que cubram a maior parte possível de pele quando frequentar matas, florestas, rios, cachoeiras, parques e o meio rural também devem ser considerados.

________________________
Informações adicionais:
Secretaria de Saúde de Itajaí
Vigilância Epidemiológica
(47) 3249-5509
 

Imagens relacionadas

Itajaí lança campanha para intensificar vacinação contra febre amarela
Itajaí lança campanha para intensificar vacinação contra febre amarela
Itajaí lança campanha para intensificar vacinação contra febre amarela
Itajaí lança campanha para intensificar vacinação contra febre amarela
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí