Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Itajaí adota medidas para garantir maior eficiência na gestão pública

Decreto permite controle mais efetivo do orçamento para 2019, assegurando investimentos nas áreas essenciais
Data de inclusão: 25/01/2019 15:10

O Município de Itajaí inicia 2019 implementando ações que buscam maior eficiência na gestão pública, combate ao desperdício e otimização dos gastos. Estes são objetivos do decreto nº 11.524, assinado nesta semana, que busca racionalizar e conter despesas para um controle orçamentário eficiente, garantindo investimentos nas áreas que mais precisam, como saúde e educação.

O decreto estabelece medidas administrativas de racionalização, controle orçamentário e contenção de despesas. Com esse propósito, fica limitado em 30% os gastos públicos da administração direta e indireta e o controle do pagamento de horas extras. Verbas destinadas ao atendimento direto da saúde da população e da educação pública, além de gastos com pessoal e encargos sociais, ficam totalmente assegurados e fora de contingenciamento.

De acordo com informações da Secretaria de Orçamento, Planejamento e Gestão (Sepog), a medida visa equilibrar a arrecadação com as despesas. Além de garantir a eficiência na gestão pública, o decreto cumpre a obrigação da lei de responsabilidade na gestão fiscal.

O secretário da Sepog, Jucelio João da Silva, explica que a redução racional dos gastos não implica em perda de qualidade do serviço público. Desta forma, os cidadãos se beneficiarão com o bom uso dos recursos. “Queremos controlar o orçamento já desde seus primeiros gastos. Como haverá uma reforma administrativa, estamos nos preocupando em adequar os investimentos a esta nova estrutura funcional”, avalia. “Esta é uma contenção, estamos retendo os gastos e não cortando. Conforme nossa arrecadação crescer, liberaremos o orçamento para atendermos os itajaienses de maneira eficiente, sem desperdício de dinheiro público”, projeta o secretário.

Jucelio da Silva prevê um ano de bons resultados orçamentários e aumento nos investimentos ao longo dos meses. “A lei orçamentária foi definida conforme nossa realidade, e os indicadores apontam para um crescimento na arrecadação ao longo do ano. Estamos otimistas, mas também preparados para eventuais contratempos”, finaliza.

Imagens relacionadas

Itajaí adota medidas para garantir maior eficiência na gestão pública
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí