Galeria de Artes Mauro Caelum será inaugurada na Casa da Cultura

Evento terá exposição e sarau nesta quinta-feira (06)
Data de inclusão: 04/12/2018 16:31

A partir de quinta-feira (06), a Galeria de Artes nº 1 da Casa da Cultura Dide Brandão passará a se chamar “Mauro Caelum”, em homenagem ao artista itajaiense falecido em setembro de 2016. A inauguração será 20h com exposição “Perdas e Pedras”, do acervo de Caelum.

A exposição tem curadoria do artista visual Kim Coimbra. A inauguração contará com os artistas Chico Preto, Rafaello de Goes e Bárbara Damásio, que realizarão um show e sarau incluindo textos de Mauro Caelum.

Mauro Sérgio Santos, mais conhecido como Mauro Caelum, foi um importante artista visual e poeta itajaiense. Trabalhou com pintura, escultura e instalação. Sua obra mais conhecida é a intervenção urbana “Sonhar Pode”, espalhado por diferentes pontos de Itajaí.

O projeto de denominação da Galeria Mauro Caelum foi proposto pela vereadora Celia Regina da Costa e aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores de Itajaí no mês de novembro.

Perdas e Pedras
O nome da exposição é um anagrama que dá titulo a um trabalho de 2016, no qual o artista apresenta sua agenda e mostra um de seus registros diários. A primeira parte da exposição se apropria deste mesmo dispositivo, apresentando fragmentos poéticos das agendas de 2015 e 2016, do seu caderno de poesias e do livro “Aos vivos”, do poeta Bento Nascimento, sobre o qual Mauro escreveu.

A segunda parte apresenta as esculturas “Os poetas”, “Meus mortos” e “Estou construindo pedras, não tenho casa própria, mas tenho pedras próprias” e as pesquisas em performance a partir do trabalho “Desejo de virar paisagem”.

Mauro Filho

Galeria de Artes Mauro Caelum será inaugurada na Casa da Cultura