Guardas municipais concluem curso de formação na Acadepol

Formatura será na próxima sexta-feira (07) no Centreventos
Data de inclusão: 30/11/2018 18:43

O encerramento do curso de formação dos guardas municipais foi realizado na tarde desta sexta-feira (30), na Academia de Polícia Civil (Acadepol), em Florianópolis. A solenidade de formatura acontecerá no próximo dia 07, às 10h, no Centreventos de Itajaí.

“O Município está fazendo a sua parte com a implantação da Guarda Municipal. Ela terá uma missão nobre e importante que é cuidar das pessoas da nossa cidade”, ressalta o prefeito Volnei Morastoni.

Após a formatura, os 80 guardas municipais vão passar por dois estágios em Itajaí junto à Polícia Militar e em fevereiro de 2019 estarão aptos para atuarem efetivamente nas ruas.

“A sociedade ansiava por essa iniciativa do Município na questão da segurança pública e o papel da Guarda é estratégico”, avalia o coordenador da Guarda Municipal de Itajaí, Clayton Marafioti Martins.

A formação da guarda municipal
O projeto da formação da guarda municipal foi apresentado pela primeira vez durante a discussão do Plano Municipal de Segurança no Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), em fevereiro do ano passado. O concurso teve seu edital oficializado em setembro de 2017 e ao final do período de inscrições, haviam 17 mil candidatos interessados e mais de 11 mil participaram da primeira etapa de seleção.

O processo de aprovação foi dividido em três etapas eliminatórias: prova objetiva, teste de aptidão física e avaliação psicológica. Em junho deste ano, iniciou-se a etapa de investigação social e curso de formação profissional na Acadepol. A grade do curso teve cinco módulos, com disciplinas voltadas à cidadania e técnicas de operações policiais e com uma carga horária total de 850h.

______________________
Informações adicionais: