Dia D de combate ao Aedes aegypti mobiliza população em Itajaí

Blitze, ações educativas e mutirão de limpeza foram algumas das atividades realizadas nesta sexta-feira (30)
Data de inclusão: 30/11/2018 12:48

Blitze de conscientização em 15 pontos da cidade, ações educativas na Escola Básica Aníbal César, mutirão de limpeza, caminhada e panfletagem. Essas foram algumas atividades que mobilizaram os moradores de Itajaí nesta sexta-feira (30), durante o Dia D de combate ao Aedes aegypti. A iniciativa é uma promoção da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica e Núcleo de Controle de Zoonoses.

> Leia mais notícias sobre Saúde

As ações do Dia D iniciaram pela manhã com blitze de conscientização com a participação das escolas municipais e das unidades de saúde, além do apoio da Coordenadoria de Trânsito de Itajaí (Codetran) e da Defesa Civil. Também pela manhã, integrantes da Associação Náutica de Itajaí (ANI) fizeram uma limpeza na avenida Beira-rio, no entorno do Saco da Fazenda. Ao todo, 12 sacos de lixo foram recolhidos por voluntários, agentes de endemias e estudantes.

“Essa mobilização é um importante alerta para a comunidade itajaiense, pois estamos chegando ao período mais quente do ano e a população não pode descuidar com o mosquito transmissor da dengue. O município está fazendo a sua parte, mas precisamos que todos se juntem a essa luta e realizem as ações preventivas em casa, evitando deixar água parada”, destaca o secretário de Saúde de Itajaí, Emerson Roberto Duarte.

As unidades de saúde do Promorar II, Cidade Nova I e Cidade Nova II também se engajaram na campanha #ItajaíContraDengue com uma caminhada e panfletagem pelo bairro Cidade Nova para chamar atenção da comunidade. A ação encerrou na praça ao lado da unidade do Promorar II com exposição de objetos que podem servir como criadouros do Aedes aegypti, abordagem aos veículos e entrega de informativos. A unidade de saúde do Salseiros foi outra que mobilizou a equipe nesta sexta para distribuição de folders e blitz de orientação.

O encerramento da semana contou ainda com atividades educativas na Escola Básica Aníbal César, no bairro São Vicente. Entre as ações, a equipe do Núcleo de Controle de Zoonoses vai promoveu o projeto educativo Casa Sem Dengue, um jogo de tabuleiro gigante para as crianças interagirem, caça ao criadouro, piscina de bolinhas e distribuição de guloseimas e brindes. O personagem do mosquito Aedes aegypti também esteve na escola para brincar com as crianças.

Secretaria de Saúde de Itajaí

Dia D de combate ao Aedes aegypti mobiliza população em Itajaí