Cerimônia festiva marca entrega do prêmio Simeão

Data de inclusão: 28/11/2018 17:23

A noite de terça-feira (27) foi de festa para Fátima Regina da Silva. Atuante no movimento negro, ela recebeu o Prêmio Simeão de Valorização do Negro na Sociedade Itajaiense. A homenagem integra as comemorações da Consciência Negra e é realizada pela Secretaria de Relações Institucionais e Temáticas, em parceria com o Conselho Municipal de Desenvolvimento da Comunidade Negra e Fundação Genésio Miranda Lins.

A cerimônia ocorreu o Museu Histórico de Itajaí. O Prêmio Simeão foi instituído pela Lei nº 6206, de 21 de novembro de 2012, e é conferido às personalidades itajaienses que contribuem para a temática. Fátima foi indicada pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento da Comunidade Negra por tornar a sociedade mais democrática, igualitária e plural.

“A premiação reconhece o valor da mulher negra itajaiense e da luta pelos direitos da igualdade racial e pela igualdade de todos”, explica Sidneya Silva dos Santos, presidente do Conselho Municipal.

Os serviços prestados voluntariamente à comunidade e a representação sindical a nível estadual e federal foram os motivos para Fátima Regina da Silva receber a homenagem, além do trabalho como psicóloga, principalmente em causas da saúde da população negra.

Sobre Simeão
Simeão foi escravo de Agostinho Alves Ramos que, em 1823, construiu a primeira igreja da cidade: a Igreja Imaculada Conceição. O prêmio, que é uma escultura de busto de Simeão, representa a luta da comunidade afrobrasileira em Itajaí.

Serit

Cerimônia festiva marca entrega do prêmio Simeão