Entrega do Prêmio Simeão será terça-feira no Museu Histórico

Evento marcará homenagem para Fátima Regina da Silva da Silva
Data de inclusão: 26/11/2018 15:35

A partir das 19h30 desta terça-feira (27), o Museu Histórico de Itajaí sediará o Prêmio Simeão de Valorização do Negro na Sociedade Itajaiense. Na solenidade, um busto será entregue à Fátima Regina da Silva pela atuação no movimento negro da cidade. A cerimônia é uma realização da Secretaria Municipal de Relações Institucionais e Temáticas, em parceria com o Conselho Municipal de Desenvolvimento da Comunidade Negra e apoio da Fundação Genésio Miranda Lins.

“Vejo o prêmio como uma oportunidade da sociedade reconhecer o trabalho de quem luta contra o racismo. O objetivo é promover a população negra ao acesso à igualdade de direitos perante a sociedade”, afirma Sidneya Silva dos Santos, presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento da Comunidade Negra.

O Prêmio Simeão foi instituído pela Lei nº 6206, de 21 de novembro de 2012, e é conferido às personalidades itajaienses que contribuem para a temática. Fátima foi indicada pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento da Comunidade Negra por tornar a sociedade mais democrática, igualitária e plural.

Os serviços prestados voluntariamente à comunidade e a representação sindical a nível estadual e federal foram os motivos para receber a homenagem, além do trabalho como psicóloga principalmente em causas da saúde da população negra.

Sobre Simeão

Simeão foi escravo de Agostinho Alves Ramos que, em 1823, construiu a primeira igreja da cidade: a Igreja Imaculada Conceição. O prêmio, que é uma escultura de busto de Simeão, representa a luta da comunidade afrobrasileira em Itajaí.

A construção do busto foi inspirada em uma pesquisa desenvolvida a partir de 2009 pelo departamento de Educação Patrimonial do Museu Histórico de Itajaí, que contou com a participação de grupos afro e artistas. A pesquisa contemplou questões bibliográficas, iconográficas, genealógicas e da etnia bantu para chegar ao rosto de Simeão.

Serit

Entrega do Prêmio Simeão será terça-feira no Museu Histórico