Ação de saúde na Hercílio Luz marca Dia Nacional da Consciência Negra

Secretaria de Saúde realizou caminhada, panfletagem, aferição de pressão e teste de glicemia
Data de inclusão: 20/11/2018 15:10

A Secretaria de Saúde de Itajaí marcou presença, nesta terça-feira (20), nas ações do dia Nacional da Consciência Negra. Durante a manhã, profissionais realizaram uma caminhada e panfletagem pela saúde da população negra e pelo combate à violência contra a mulher. A população também pôde fazer aferição de pressão arterial e testes de glicemia, em frente à Casa de Cultura Dide Brandão.

> Leia mais notícias sobre Saúde

“Parabenizo a prefeitura e a Secretaria de Saúde por esse ato. O movimento negro prima por isso. É importante essa ação para o povo, os profissionais e as instituições de saúde saberem que existem especificidades de saúde da população negra e que isso é muito importante cuidar, acolher, se aprofundar, para o melhor do cidadão itajaiense”, relata a psicóloga, Fátima Silva, que participou do ato.

A ação buscou chamar a atenção sobre a questão do racismo institucional no Sistema Único de Saúde (SUS), que prejudica a qualidade do acolhimento e do acesso aos serviços de saúde, bem como orientar a comunidade sobre as doenças mais prevalentes na população negra e entregar informativos sobre o assunto. A caminhada teve como tema a “Saúde da população negra: uma questão de equidade”.

Combate ao racismo institucional

A enfermeira responsável pela Saúde da População Negra, Maria Paulina Pereira da Silva, explica que neste ano, a Secretaria de Saúde de Itajaí optou por abordar o racismo institucional, que infelizmente está intrínseco à pessoa do profissional de saúde e acaba refletindo nas ações de Saúde. Segundo ela, o racismo institucional é constatado pelo tratamento diferenciado à pessoa negra. Com isso, o acesso é deficiente e muitas vezes o atendimento pode ser negligenciado pelo profissional, que minimiza a necessidade de exames, medicamentos, encaminhamentos ou acompanhamento em geral.

“Não se trata de acusar este ou aquele profissional, mas sim de trazer o tema racismo à tona e permitir que possamos conhecer nossas deficiências e trabalhar em cima delas. Com esses eventos, como a ação de Saúde realizada na rua Hercílio Luz, a Secretaria busca garantir tratamento equânime a seus usuários, preservando assim os princípios fundamentais do SUS”, ressalta Maria.

A atividade encerrou com a apresentação de dança “Mama África”, da Cia de Dança Millennium. A iniciativa é uma promoção da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Relações Temáticas e Institucionais (Serit) e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e do Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra de Itajaí (Conegi).

“Essa ação vem para reforçar nossa política de trabalho, que é o acolhimento. As pessoas precisam ser bem atendidas e acolhidas com carinho em todas as nossas unidades de saúde, independente da cor ou classe social, porque o SUS é universal e deve olhar a todos na sua integralidade”, afirma o secretário de Saúde, Emerson Roberto Duarte.

Secretaria de Saúde de Itajaí

Ação de saúde na Hercílio Luz marca Dia Nacional da Consciência Negra