Famílias escolhem seus apartamentos do Projeto São Francisco de Assis

Sorteio das unidades acontece durante toda esta segunda-feira (12) no Ginásio Gabriel Collares
Data de inclusão: 12/11/2018 13:34

O sorteio das unidades habitacionais do Projeto São Francisco de Assis é a terceira etapa para a entrega da casa própria para 480 famílias de Itajaí. O processo iniciou às 9h desta segunda-feira (12) e segue até o fim da tarde no Ginásio Gabriel João Collares. Reunidos todos os 480 beneficiários, eles são chamados pelo nome de acordo com a ordem sorteada e no ato escolhem o apartamento no qual irão morar.

> Confira mais informações sobre HABITAÇÃO

No dia do seu aniversário, Angelita Aparecida Ronsani recebeu o presente de ser a primeira sorteada. A moradora do Promorar espera há mais de cinco anos pela moradia. “Quando eu estiver na minha casa, quero tomar um café caprichado. Agradecer a Deus e à equipe da Secretaria de Habitação por tudo que nos ajudaram”, comenta dona Angelina.

Os primeiros sorteados desta manhã foram os deficientes e idosos, considerados grupos prioritários pela Secretaria de Habitação e Caixa Econômica Federal. O sorteio segue com os demais moradores até completar todas as unidades.

Na avaliação do secretário de Habitação, Odivan Wivaldo Linhares, o processo de entrega do Projeto São Francisco de Assis será tranquilo e cumprirá o cronograma. “Superados os problemas da estrutura física da obra, o processo está indo muito bem. A entrega está programada para 14 de dezembro e, até o dia 20, todas as famílias já estarão em seus lares”, conclui.

Próximas etapas
Com a definição dos apartamentos, os beneficiários terão entre os dias 19 e 23 de novembro para realizar as vistorias. Cada morador será acompanhado pelos técnicos da Caixa Econômica Federal para conferência do apartamento. Ainda no dia 20 de novembro (terça-feira), às 14h, na Sociedade da Vila, uma reunião tratará da gestão de condomínios e dos prazos para a mudança das famílias. Em dezembro, os contratos serão assinados e a entrega das chaves deverá ser confirmada para 14 de dezembro pelo Ministério das Cidades.

Histórico do São Francisco de Assis
Iniciado em 2007, o Loteamento São Francisco de Assis conta com 480 unidades habitacionais dividas em 120 blocos de quatro apartamentos. As habitações têm 47 metros quadrados e custaram pouco mais de R$ 73 mil cada. O custo total do conjunto habitacional é de R$ 35 milhões com recursos federais, mais os investimentos do Município de Itajaí em preparação do terreno e acesso ao local.

Mais de 900 famílias se cadastraram para participar do projeto. Todas as 480 selecionadas têm renda de até R$ 1,8 mil e residem em Itajaí. Dentre os selecionados, 240 são do Imaruí e Canhanduba, ocupantes de áreas irregulares. As contrapartidas das famílias estão parceladas em 10 anos com parcelas entre R$ 80 e R$ 270, conforme a renda do beneficiário. Já os custos assumidos pela Caixa, por meio do Programa Minha Casa Minha Vida, somam entre R$ 41 mil e R$ 64 mil por unidade.

Secretaria de Habitação

Famílias escolhem seus apartamentos do Projeto São Francisco de Assis