Famílias visitam seus futuros lares no Loteamento São Francisco de Assis

Sorteio dos apartamentos será nesta segunda (12), às 8h30, no Ginásio Gabriel Collares
Data de inclusão: 09/11/2018 17:28

O Loteamento São Francisco de Assis recebeu seus primeiros visitantes nesta sexta-feira (09). Os futuros proprietários das 480 unidades habitacionais, com entrega prevista para o dia 14 de dezembro, conheceram os apartamentos e a estrutura local. As visitas no Espinheiros seguem até sábado (10) das 8h às 12h.

Na espera pela casa própria há 10 anos, Benta Maria Patrícia de Souza foi até o loteamento na tarde desta sexta (09). Depois de conhecer o primeiro bloco do conjunto habitacional, dona Benta diz que a espera valeu a pena. “A casa é boa, bem confortável. Estou muito feliz de poder morar aqui. É um sonho realizado e agora não preciso mais pagar aluguel”, conta emocionada.

Para o secretário de Habitação, Odivan Wivaldo Linhares, a expectativa da entrega das chaves é grande. “As famílias vêm, agradecem, choram emocionadas. Estão todos ansiosos para receberem os imóveis e é muito bom ver o sorriso no rosto das pessoas”. Com a entrega das chaves programada para 14 de dezembro, Linhares acredita que até dia 20 todos os moradores já estarão em suas residências.

Próximas etapas do processo
A próxima etapa será o sorteio das unidades habitacionais, a partir das 8h30 de segunda-feira (12) no Ginásio Gabriel Collares. A ausência do responsável legal nesta etapa acarretará na desclassificação imediata do programa. O procedimento não determinará a unidade habitacional de cada beneficiário, mas a ordem de escolha de cada família com prioridade para os deficientes e idosos.

Ainda em novembro iniciam as vistorias com os técnicos da Caixa Econômica Federal e os moradores para conferência do apartamento. No dia 20 de novembro (terça-feira), outra reunião tratará da gestão de condomínios e dos prazos para a mudança das famílias. Em dezembro, os contratos serão assinados e a entrega das chaves deverá ser confirmada para 14 de dezembro pelo Ministério das Cidades.

Histórico do São Francisco de Assis
Iniciado em 2007, o Loteamento São Francisco de Assis conta com 480 unidades habitacionais dividas em 120 blocos de quatro apartamentos. As habitações têm 47 metros quadrados e custaram pouco mais de R$ 73 mil cada. O custo total do conjunto habitacional é de R$ 35 milhões com recursos federais, mais os investimentos do Município de Itajaí em preparação do terreno e acesso ao local.

Mais de 900 famílias se cadastraram para participar do projeto. Todas as 480 selecionadas têm renda de até R$ 1,8 mil e residem em Itajaí. Dentre os selecionados, 240 são do Imaruí e Canhanduba, ocupantes de áreas irregulares. As contrapartidas das famílias estão parceladas em 10 anos com parcelas entre R$ 80 e R$ 270, conforme a renda do beneficiário. Já os custos assumidos pela Caixa, por meio do Programa Minha Casa Minha Vida, somam entre R$ 41 mil e R$ 64 mil por unidade.

Secretaria de Habitação

Famílias visitam seus futuros lares no Loteamento São Francisco de Assis