Secretaria de Habitação inicia processo de entrega do Loteamento São Francisco de Assis

Sorteio dos apartamentos será nesta segunda (12), às 8h30, no Ginásio Gabriel Collares
Data de inclusão: 09/11/2018 13:25

Famílias inteiras vieram até o Ginásio Gabriel Collares, no fim da tarde desta quinta-feira (08), para a primeira reunião sobre a entrega do Loteamento São Francisco de Assis. Depois de mais de 10 anos de espera, as 480 unidades habitacionais serão entregues em dezembro deste ano.

A próxima etapa será o sorteio das unidades habitacionais já nesta segunda-feira (12), também no Ginásio Gabriel Collares, a partir da 8h30. A ausência do responsável legal nesta etapa acarreta na desclassificação do programa. O procedimento não determina a unidade habitacional de cada beneficiário, mas a ordem de escolha de cada família com prioridade para os deficientes e idosos. Ainda nesta sexta-feira (09) e na manhã de sábado (10), o loteamento estará aberto para a visitação dos futuros moradores.

Durante a reunião, os rostos apreensivos e olhares esperançosos deram lugar a sorrisos e aplausos nas arquibancadas do ginásio a cada nova informação prestada pelas equipes da Secretaria Municipal de Habitação e da Caixa Econômica Federal. São pessoas como Luiza Isolete Simas, de 58 anos, que espera pela casa própria desde o lançamento do projeto habitacional, no Espinheiros. “Estou muito emocionada, quero agradecer a todos. Faço aniversário dia 22 dezembro, será um grande presente para mim”, comenta dona Luiza.

“Hoje nós apresentamos todo o cronograma aos beneficiários”, informa do secretário de Habitação, Odivan Wivaldo Linhares. “As obras estão concluídas, o único trabalho ainda em andamento é de pequenos reparos e a previsão do Ministério das Cidades é entregar as chaves aos moradores em 14 de dezembro”, afirma.

Histórico do São Francisco de Assis
Presente na reunião, o vice-prefeito Marcelo Sodré manifestou a satisfação de saber que a entrega do loteamento está próxima, depois de tanta espera. “Com certeza, serão 480 famílias que terão um Natal melhor, dentro de seus lares”.

Iniciado em 2007, o Loteamento São Francisco de Assis conta com 480 unidades habitacionais dividas em 120 blocos de quatro apartamentos. As habitações têm 47 metros quadrados e custaram pouco mais de R$ 73 mil cada. O custo total do conjunto habitacional é de R$ 35 milhões com recursos federais, mais os investimentos do Município de Itajaí em preparação do terreno e acesso ao local.

Mais de 900 famílias se cadastraram para participar do projeto. Todas as 480 selecionadas têm renda de até R$ 1,8 mil e residem em Itajaí. Dentre os selecionados, 240 são do Imaruí e Canhanduba, ocupantes de áreas irregulares. As contrapartidas das famílias estão parceladas em 10 anos com parcelas entre R$ 80 e R$ 270, conforme a renda do beneficiário. Já os custos assumidos pela Caixa, por meio do Programa Minha Casa Minha Vida, somam entre R$ 41 mil e R$ 64 mil por unidade.

A Secretaria de Habitação e a Caixa Econômica Federal já definiram a próxima reunião antes da entrega oficial das chaves para 20 de novembro (terça-feira), além das vistorias das unidades e assinatura dos contratos. O órgão municipal ressalta que todos os beneficiários selecionados que não compareceram na noite de quinta-feira (08) devem se apresentar o quanto antes na sede da secretaria no Centro de Serviços Intregrados, no bairro Fazenda.