Secretaria de Assistência Social comemora avanços na área de segurança alimentar e nutricional

Data de inclusão: 16/10/2018 17:53

Nesta terça-feira (16) é comemorado o Dia Mundial da Alimentação e a Secretaria Municipal de Assistência Social celebra a data com avanços significativos na área. O município está prestes a aderir ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar (Sisan) e criou a Câmara Municipal Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan). Com essas duas conquistas, será possível buscar recursos estaduais e federais para Itajaí.

A cidade também se destaca no cenário de segurança alimentar e nutricional com ações desenvolvidas pelo governo municipal, como o Programa Bolsa Família, o Cartão Social, a Alimentação Escolar, as Oficinas de Hortas Urbanas na rede Socioassistencial, o Caminhão do Peixe e o fornecimento de dietas enterais (sonda).

A adesão ao Sisan é um pré-requisito para os municípios pleitearem verbas federais e/ou estaduais para programas de segurança alimentar e nutricional, como a Cozinha Comunitária, o Banco de Alimentos, o Programa de Aquisição de Alimentos, Agricultura Urbana e Periurbana.

“Teremos um grande avanço na formulação das políticas públicas, pois a Câmara Municipal deverá elaborar o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional”, ressalta Fabrício Marinho, secretário de Assistência Social.

Dia Mundial da Alimentação
A data foi escolhida para lembrar a criação da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) em 1945. A iniciativa foi criada para provocar reflexões a respeito do quadro atual da alimentação mundial e, principalmente, sobre a fome no planeta. O desafio é alcançar a meta de Fome Zero até 2030.

______________________________
Informações Adicionais: