Dia da Defesa Civil é comemorado com ação educativa

Data de inclusão: 21/09/2018 17:30

Em comemoração ao Dia Municipal da Defesa Civil, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Itajaí realizou nesta sexta-feira (21) uma ação educativa para orientar a população sobre a prevenção de desastres naturais. A conscientização de combate aos focos da Dengue e serviços de beleza gratuitos, também foram alguns dos atrativos do evento. A ação foi realizada no pátio da igreja Nossa Senhora de Fátima, no bairro Cidade Nova.

Durante a ação, agentes do órgão distribuíram uma cartilha totalmente desenvolvida pela Defesa Civil que contém ações a serem tomadas em caso de desastres naturais e a localização de abrigos em pontos estratégicos do município. Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, agentes de combate à dengue também orientaram a comunidade sobre as forma de combate ao mosquito transmissor da dengue.

Segundo Adriana Débora dos Santos, agente de Endemias, a participação da secretaria no evento foi uma extensão do trabalho que já é realizado diariamente junto à população. “Nosso objetivo é orientar, conscientizar e eliminar o perigo da dengue. O evento é uma forma de reforçar e relembrar a comunidade da importância de combater o Aedes Egiptys, mosquito transmissor da doença” ressaltou.

A Fundação de Educação Profissional e Administração Pública de Itajaí (Feapi) esteve no local com um estande, onde ofereceram os serviços de manicure, pedicure, design de sobrancelhas e corte de cabelo gratuitamente. Maria Salete Costa Adolfo, moradora do bairro Cidade Nova, aproveitou o evento para também cuidar do visual. “Sempre participo dessas ações aqui no bairro, as meninas da Feapi que sempre me tratam muito bem. Como sou viúva, é bom sair e ver gente” comentou.

Segundo o Coordenador da Defesa Civil de Itajaí, Carmo Dias, essa ação foi de suma importância para fortalecer uma aliança da Defesa Civil com a comunidade. “Futuramente pretendemos criar os Núcleos de Defesa Civil, grupos que agirão como replicadores da informação de prevenção aos desastres naturais em seus bairros. Ações como essas servem para que a população conheça um pouco mais de como funciona o nosso trabalho” destacou.

Semana Consciência de Proteção

Diferentemente dos outros anos, o órgão não realizará o fórum de avaliação de desastres em setembro. O debate ocorrerá durante a Semana de Consciência, Proteção e Resiliência, que ocorrerá de 19 as 24 de novembro. O seminário científico “Fortalecimento da Cooperação e Resiliência” será no dia 22 no Centreventos, em lembrança aos 10 anos após a enchente de 2008 no Vale do Rio Itajaí. A reinauguração da sede da Defesa Civil será na segunda quinzena de outubro e iniciará os eventos alusivos a data.

O evento será promovido pela Secretaria de Estado da Defesa Civil, por meio da Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil em parceria com a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Itajaí e Amfri. Contará também com a participação de todas as defesas civis da região.

__________________________
Informações adicionais: