Programa Motorista do Futuro certifica mais 66 alunos da rede municipal

Iniciativa já contemplou mil crianças do município
Data de inclusão: 21/09/2018 17:28

A Coordenadoria de trânsito de Itajaí (Codetran), por meio da Diretoria de Educação para o Trânsito (Edutran), realizou nesta sexta-feira (21) mais uma formatura do programa “Motorista do Futuro”. Desta vez, o contemplado pelo projeto foi o Centro de Educação Infantil Luiz Orsi Junior. Mais de 60 crianças, entre quatro e cinco anos, receberam o certificado de cidadão exemplar. Com a realização da formatura, o projeto contabilizou a certificação de mil crianças da rede de ensino público e privado, desde o seu início no mês de maio do ano passado.

O programa “Motorista do Futuro” tem a duração de três encontros, quando a equipe da Edutran instrui de forma lúdica os pequeninos sobre as ações que garantem a segurança no trânsito. Cada criança recebe uma cartilha totalmente desenvolvida pelo órgão, que contém desenhos para colorir, atividades a serem trabalhadas em sala de aula, jogos de tabuleiro e memória para aprenderem enquanto se divertem.

Nesta última edição, a Edutran desenvolveu mais uma atividade divertida para conscientizar as crianças. A novidade da vez é a pista de simulação de trânsito. O jogo funciona da seguinte forma: as crianças são separadas em grupos e cada uma recebe um personagem para interpretar. Entre eles estão: os carros, motocicletas e sinalizações. Com a ajuda dos agentes, as crianças fazem um tour pela pista e, durante o percurso, aprendem sobre os cuidados a serem tomados nas diversas situações de trânsito, exploradas anteriormente em sala de aula.

“São com projetos como esse que nos fazem acreditar em um trânsito mais humanizado no futuro. Preparamos as nossas crianças para que no amanhã elas se tornem motoristas mais conscientes e, acima de tudo, respeitosos com as leis de trânsito” destaca o Coordenador da Codetran, Robson Allan Costa.

Na cerimônia de formatura os alunos recebem um certificado de conclusão do treinamento, uma carteirinha de “Cidadão Exemplar”, reconhecida pelo prefeito, e um bloco de “mini-multas” de trânsito, para que as crianças auxiliem na fiscalização de seus pais e amigos durante deslocamentos no trânsito.

As próximas instituições de ensino a serem contempladas pelo projeto serão o Centro de Atendimento Verde Vale no bairro Fazendinha e o Centro de Atendimento Ângela Dalçóquio de Souza na Barra do Rio.

Codetran

Programa Motorista do Futuro certifica mais 66 alunos da rede municipal