Encerrada primeira parte das oficinas comunitárias para revisão do Plano Diretor

Técnicos farão diagnósticos e apresentarão em audiência pública
Data de inclusão: 20/09/2018 15:07

Chegou ao fim, nesta quarta-feira (19), a primeira parte das oficinas comunitárias para revisão do Plano Diretor. Foram dez reuniões que contemplaram todos os bairros, divididos em regiões para que todos pudessem colaborar com a construção do futuro de Itajaí. A agenda completa pode ser conferida pelo site planodiretor.itajai.sc.gov.br.

Após essas reuniões em que os moradores apresentaram as reivindicações, a equipe técnica realizará um diagnóstico com todos os pontos levantados nas regiões, nas cartilhas ou no site do Plano Diretor (clique aqui). Na sequência, será promovida uma audiência pública para aprovar o documento.

Depois da aprovação, as oficinas comunitárias retornam às regiões para que os técnicos da empresa Alto Uruguai e da Prefeitura de Itajaí apresentem as propostas com base nos estudos e na legislação. A expectativa é que as reuniões ocorram ainda neste ano.

“Itajaí está vivendo um importante momento de debates para revisão deste documento técnico. Com a participação da comunidade, será possível atender todos os anseios e tornar a nova legislação mais participativa”, destaca o secretário de urbanismo, Rodrigo Lamim.

A secretaria de Urbanismo ressalta a importância da colaboração do Centro Comunitário da Igreja São Sebastião; Centro Educacional Cordeiros; Centro Educacional Pedro Rizzi; Escola de Educação Básica Paulo Bauer; Igreja São Judas; Hotel Marambaia e Associação Regional de Engenheiros e Arquitetos (AREA). Além disso, as secretarias municipais de Agricultura e Expansão Urbana e de Turismo que também cederam locais para a realização das oficinas comunitárias.

Oficinas comunitárias

Durante a apresentação do Plano Diretor nas regiões, os representantes das comunidades entenderam a importância do documento e também iniciaram a contribuição apontando as principais deficiências das comunidades em que moram. Foram repassados à comunidade todos os passos do processo de revisão que começou em junho com a formação da equipe de trabalho, criação do espaço Plano Diretor e nomeação do colégio de delegados.

Secretaria de Urbanismo