Inscrições para o Selo Verde seguem até 1º de outubro

Data de inclusão: 18/09/2018 15:56

As inscrições para o Selo Verde seguem até o dia 1º de outubro. O programa certificará as iniciativas sustentáveis nas áreas de comunicação, consultorias, atitudes, projetos, embarcações e construções. A primeira etapa contemplará a categoria Engenharia Civil. As inscrições devem ser feitas no site da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Itajaí (Famai) (famai.itajai.sc.gov.br/cadastro-selo-verde).

“É um momento importante para a qualidade dos serviços prestados pelas empresas participantes da certificação. A cidade também ganha com o aumento de práticas sustentáveis” destaca o diretor de educação ambiental, Aguinaldo Assis.

Nesta primeira edição será contemplada a categoria Engenharia Civil – empreendimentos e projetos. Serão avaliados o licenciamento ambiental; redução no consumo de energia elétrica e água; gerenciamento de resíduos sólidos; tratamentos de efluentes; sensibilização para os moradores em relação à sustentabilidade; e área verde e permeável.

O projeto com a maior pontuação receberá o “Selo Verde Destaque”. Os demais participantes que atingirem mais de 60 pontos receberão o “Selo Verde”. A certificação será válida por dois anos para empreendimentos e de um ano para projeto.

A ideia do município é estimular o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), por meio do reconhecimento de entidades públicas, empresas e organizações que realizam práticas socioambientais.

Podem participar da certificação entidades da administração indireta, organizações privadas com fins lucrativos e organizações da sociedade civil. A comissão julgadora do Selo Verde será formada pela Associação Empresarial de Itajaí (ACII), OAB Subseção Itajaí; Observatório Social de Itajaí (OSI); Câmara dos Dirigentes Lojistas de Itajaí (CDL); e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA).

Famai