Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Secretaria de Saúde de Itajaí lança campanha Setembro Amarelo

Seminário sobre prevenção do suicídio marcou início das ações
Data de inclusão: 10/09/2018 16:26

O Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Saúde, lançou nesta segunda-feira (10) a campanha Setembro Amarelo – Prevenção do suicídio: valorização da vida. As ações que serão desenvolvidas até o fim do mês foram divulgadas durante seminário sobre o tema, no Centreventos de Itajaí. O objetivo da Secretaria é alertar a população sobre a realidade do suicídio no país e no município, destacando as formas de prevenção do problema e os serviços de saúde que disponibilizam ajuda.

A campanha Setembro Amarelo é uma ação mundial de prevenção do suicídio e valorização da vida. Em Itajaí, o tema começou a ser trabalhado no desfile de Sete de Setembro, no qual profissionais de saúde destacaram a importância do assunto. Além do seminário sobre prevenção do suicídio, a campanha também contará com uma mostra fotográfica elaborada pelos usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) na Unidade de Assistência Médica Especializada do Centro Integrado de Saúde (CIS). A exposição inicia no dia 19 de setembro, na entrada da unidade, e fica até o fim do mês.

Já no dia 26 de setembro, usuários dos CAPS, profissionais de saúde e população em geral participam de uma caminhada pela rua Hercílio Luz, a partir das 9h. As unidades de saúde vão trabalhar o tema conscientizando a comunidade e orientando sobre onde buscar ajuda. Os CAPS também irão desenvolver atividades de reabilitação psicossocial com os usuários, oficinas de cinema, rodas de conversa, grupos de apoio, produção de telas, cartazes e pôsteres, palestras, entre outras.

“Hoje o suicídio é um problema de saúde pública, que segundo dados oficiais, mata 32 brasileiros por dia - uma taxa maior do que a de vítimas de AIDS. Além disso, 90% dos casos de suicídio estão atrelados a algum problema de saúde mental, como depressão, bipolaridade, alcoolismo, entre outros. Por isso, precisamos estar atentos aos sinais do suicídio. Não podemos menosprezar o sofrimento alheio, mas sim oferecer ajuda a quem está passando por um momento difícil”, afirmou o secretário de Saúde de Itajaí, Celso Luiz Dellagiustina.

Durante o seminário, a coordenadora de Saúde Mental do município, Janaína Moura, ainda destacou os dados do suicídio no município. De janeiro a agosto de 2018, foram notificadas 133 tentativas de suicídios em Itajaí, a maioria entre mulheres e jovens. Também foram registradas até o momento seis mortes por suicídio na cidade.

“Esses dados são preocupantes e demonstram como o suicídio está presente em nossa sociedade. Por isso, temos que falar abertamente sobre o tema, mostrar que há um recomeço para essas pessoas e que o município oferece ajuda”, pontuou Janaína.

Após o lançamento da campanha, os participantes puderam acompanhar uma palestra com o médico psiquiatra da Secretaria de Saúde de Itajaí, Giovani Tesser. O profissional abordou o tema: Acolher, compreender, prevenir e aliviar - atitudes diante do sofrimento emocional.

__________________________
Informações adicionais:

Secretaria de Saúde de Itajaí
(47) 3249-5500

Imagens relacionadas

Secretaria de Saúde de Itajaí lança campanha Setembro Amarelo
Secretaria de Saúde de Itajaí lança campanha Setembro Amarelo
Secretaria de Saúde de Itajaí lança campanha Setembro Amarelo
Secretaria de Saúde de Itajaí lança campanha Setembro Amarelo
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí