Centro Integrado de Saúde (CIS) completa um ano em funcionamento

Complexo já realizou quase 330 mil atendimentos desde agosto de 2017
Data de inclusão: 13/08/2018 14:12

Nesta terça-feira (14), o Centro Integrado de Saúde (CIS) de Itajaí completa um ano em funcionamento. Às 9h, será realizada uma solenidade com corte de bolo. Com mais de sete mil metros quadrados e quatro blocos de atendimento, o complexo administrado pelo município é o maior de Santa Catarina e foi inaugurado em agosto de 2017. Nesse período, a estrutura tem recebido uma média de duas mil pessoas diariamente e realizou quase 330 mil atendimentos.

Planejado para integrar diversos serviços de saúde do município, facilitando a vida dos moradores, o CIS possui cerca de 400 servidores e conta com Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, Unidade de Assistência Médica Especializada, Laboratório Municipal e sede administrativa da Secretaria Municipal de Saúde. Dessa forma, os cidadãos podem fazer suas consultas, exames e agendar procedimentos ou cirurgias em um mesmo local.

“Em oito meses de administração, no ano passado, conseguimos colocar o CIS em funcionamento. Realizamos adequações estruturais, contratamos mais profissionais de saúde para garantir o atendimento pleno aos moradores e investimos em equipamentos, materiais e medicamentos. Hoje o CIS é referência em Santa Catarina, prezando pelo bom atendimento, o acolhimento e a humanização”, pontua o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

A estrutura

Localizado na avenida Adolfo Konder, no bairro São Vicente, o complexo possibilitou ainda um aumento no número de atendimentos e melhores condições de infraestrutura para receber a população com ambientes modernos, climatizados e amplos. De agosto do ano passado até 12 de agosto de 2018, a UPA do CIS realizou 171.172 atendimentos de urgência e emergência - uma média de 500 pacientes por dia -, além de 30.612 exames de raio-x.

Já a Unidade de Assistência Médica Especializada contabiliza, no mesmo período, 96.273 atendimentos, entre consultas, exames e procedimentos. O Laboratório Municipal, que se mudou para o CIS em abril deste ano, soma até o momento 29.763 exames realizados.

“O CIS foi um dos maiores ganhos e avanços que tivemos na Saúde de Itajaí. Primeiro por ser um dos maiores complexos ambulatoriais de saúde do Brasil. Segundo, por concentrar vários serviços para a população. Em breve, traremos para o complexo o Centro de Especialidades Odontológicas, facilitando ainda mais o atendimento. Tudo isso traz benefícios enormes aos pacientes, que ganham em economia e tempo de locomoção, além da facilidade e agilidade no atendimento”, afirma o secretário de Saúde de Itajaí, Celso Luiz Dellagiustina.

Corte de bolo

Para celebrar a data, o Município de Itajaí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza nesta terça (14) um ato comemorativo com corte de bolo em cada uma das unidades que compõem o Centro Integrado de Saúde (CIS). A ação inicia às 9h, na recepção da Unidade de Assistência Médica Especializada, com a presença do prefeito Volnei Morastoni.

CIS em números:*

171.172 atendimentos de urgência e emergência feitos na UPA CIS