Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Itajaí participa da Semana Mundial da Amamentação

Município vai desenvolver ações de promoção ao aleitamento materno durante todo mês
Data de inclusão: 01/08/2018 15:31

Desde a espera por Francisco, a psicóloga Marcela de Oliveira Silva sempre teve a certeza do que queria. Além de um parto natural, sabia que a amamentação seria fundamental para o crescimento e desenvolvimento do filho. Até os seis meses de vida, o leite materno foi o único alimento de Francisco, que hoje tem um ano. Além de diversos benefícios, amamentar só fortaleceu a relação e o amor dos dois.

> Leia mais notícias sobre Saúde
> Município lança campanha Agosto Itajaiense: cuidando dos nossos peixeirinhos

“Amamentar é nutrir corpo, pois o leite tem propriedades nutricionais importantes para o bebê principalmente até o segundo ano de vida, e também é nutrir a mente, pois amamentar não é só sucção de leite, é contato materno, é essa relação se estruturando, é troca de carinho, é suprir necessidades afetivas e emocionais do bebê, tão importantes para o desenvolvimento humano”, opina Marcela.

Para incentivar mais mães a amamentar assim como Marcela, começa nesta quarta-feira (1º) a Semana Mundial da Amamentação. O Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Saúde, está engajado na campanha e vai promover atividades de promoção do aleitamento materno em todas as suas unidades de saúde.

Alimento exclusivo nos seis primeiros meses

O leite materno é nutritivo, protege contra várias doenças e alergias alimentares, e deve ser o alimento exclusivo do bebê nos seis primeiros meses de vida. Nos primeiros dias após o nascimento da criança, a mulher produzirá o colostro, que parece um leite ralinho, mas na verdade tem alto valor nutritivo e é uma vacina natural para o bebê, pois protege o tubo digestivo, ajuda na digestão e reduz o risco de icterícia.

De acordo com a nutricionista da Secretaria de Saúde de Itajaí, Alessandra Monestel, não é necessário dar outros alimentos além do leite materno nos primeiros seis meses. O leite do peito é um alimento completo e tem tudo que a criança precisa, incluindo a água. “Após esse período, a mãe pode iniciar a introdução de outros alimentos, mantendo o aleitamento até os dois anos ou mais”, explica Alessandra.

Além dos benefícios para o bebê, a mãe também tem vantagens ao amamentar. Quando o bebê mama, por exemplo, é liberado um hormônio chamado ocitocina, que faz o útero contrair e voltar ao normal. A amamentação ainda reduz o risco de a mulher ter alguns tipos de cânceres.

Apoio e orientação

Nem sempre a decisão de amamentar é fácil. Nesse processo, a mulher pode enfrentar algumas dificuldades, como fissuras na mama e mastite (inflamação na mama). Esses problemas podem ser causados, principalmente, pela pega incorreta do bebê na hora de mamar.

“O uso de chupetas, mamadeiras e a introdução de outros leites podem prejudicar a amamentação. Fumar, ingerir bebidas alcoólicas e tomar remédios por conta própria também atrapalham o aleitamento”, relata a nutricionista Alessandra Monestel.

Por isso, além do apoio da família e do parceiro, a mãe pode buscar ajuda dos profissionais de saúde do município ou no Banco de Leite do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen. Nas unidades de saúde, as equipes estão capacitadas para orientar a mulher para que ela consiga voltar a amamentar.

Itajaí foi, inclusive, o primeiro do Estado a receber a certificação da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil. Para receber o certificado do Ministério da Saúde, as equipes de saúde precisam atender alguns critérios para qualificar o processo de trabalho, visando o incentivo ao aleitamento materno e à alimentação complementar saudável para crianças menores de dois anos.

Atualmente, as unidades Canhanduba, Cidade Nova I, Espinheiros, Santa Regina, Costa Cavalcante e Nossa Senhora das Graças, Cidade Nova II, Promorar II, Itaipava, Votorantim, Cordeiros e Jardim Esperança receberam a oficina da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, totalizando 29 equipes de Estratégia Saúde da Família qualificadas.

Seminário e mamaço

Com o tema “Amamentação é a Base da Vida”, a Semana Mundial da Amamentação segue até o dia 7 de agosto. O objetivo do evento é estimular as mães a amamentarem seus filhos, bem como fortalecer as políticas e programas de saúde que orientem e apoiem as mulheres durante o aleitamento. Além disso, segundo o Ministério da Saúde, a amamentação pode reduzir em 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos, bem como diminuir os casos de diarreia, infecções respiratórias, hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade.

Para reforçar as orientações sobre o assunto, o Município vai trabalhar o tema durante todo mês, em rodas de conversa e grupos de gestantes nas unidades de saúde. No dia 10 de agosto, está previsto um Seminário sobre Amamentação aberto à comunidade, a partir das 13h30, no Centreventos de Itajaí. Na ocasião, as mulheres poderão esclarecer dúvidas sobre o aleitamento e trocar experiências. Além disso, as unidades de saúde vão promover a Hora do Mamaço no dia 30 de agosto, às 16h, como forma de chamar atenção da sociedade.

___________________________
Informações adicionais:
Secretaria de Saúde de Itajaí
(47) 3249-5500 

Imagens relacionadas

Itajaí participa da Semana Mundial da Amamentação
Itajaí participa da Semana Mundial da Amamentação
Itajaí participa da Semana Mundial da Amamentação
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí