Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Município de Itajaí busca melhorias na infraestrutura urbana

Comitiva esteve hoje em Brasília reivindicando obras na BR-101 e Via Portuária
Data de inclusão: 10/07/2018 18:51
O Município de Itajaí foi representado por uma comitiva em Brasília para garantir melhorias estruturais de mobilidade urbana, nesta terça-feira (10). Na pauta de reivindicações estavam a construção das alças viárias e marginais da BR-101 e a continuidade da Via Expressa Portuária. Os destinos foram o Tribunal de Contas da União (TCU), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). 
 
O objetivo central das visitas foi incluir no Orçamento Geral da União as intervenções necessárias no município. Para a Via Expressa Portuária, o Município de Itajaí solicitou R$ 88 milhões, valor estimado para a conclusão da obra federal. Já no caso da BR-101, é necessário que a ANTT e o DNIT aprovem os projetos de marginal com suas pontes e alças viárias.
 
O prefeito Volnei Morastoni e o assessor especial engenheiro Auri Pavoni estiveram nos órgãos federais para apresentar estudos técnicos de viabilidade e comprovações da necessidade econômica das melhorias. Junto ao deputado federal Osvaldo Mafra, a comitiva foi recebida nos gabinetes do diretor geral do DNIT, Halpher Luiggi Mônico Rosa, do ministro do TCU, Raimundo Carreiro, e do diretor da ANTT, Sérgio de Assis Lobo.
 
“Precisamos que essas obras sejam encaminhadas com celeridade para que o desenvolvimento econômico de nossa cidade e região não sejam prejudicados”, avalia Volnei Morastoni. “A agenda cumprida aqui em Brasília é de extrema importância, já que a Via Expressa Portuária é uma via federalizada e as obras da BR-101 precisam da autorização da União”, complementa o prefeito.
 
Já Auri Pavoni destaca que a comitiva itajaiense participou de reuniões técnicas, apresentando todas as justificativas para a liberação das obras e verbas em nossa região. Para o engenheiro, as melhorias vão diminuir os custos e potencializar a cadeia produtiva de Itajaí e região. “Nós conseguimos provar isso para o Governo Federal, através de estudos apresentados em nosso relatório”, reforça.
 
Comunidade da Canhanduba
 
A comitiva municipal aproveitou também para buscar uma solução para a comunidade da Canhanduba. Na reunião com a ANTT, foram apresentadas as dificuldades dos moradores que hoje necessitam fazer o retorno em Balneário Camboriú para chegar ao Centro de Itajaí. “Precisamos de uma solução de retorno para a comunidade da Canhanduba, que nos foi solicitado em audiência pública”, comenta o prefeito. O projeto é construir um viaduto próximo da divisa entre as duas cidades.
 
A intenção do Município de Itajaí é que as verbas entrem na Lei Orçamentária Anual da União e estejam garantidas para 2019. Com as obras, os custos logísticos diminuem, gerando crescimento econômico para Itajaí e região.

Imagens relacionadas

Município de Itajaí busca melhorias na infraestrutura urbana
Município de Itajaí busca melhorias na infraestrutura urbana
Município de Itajaí busca melhorias na infraestrutura urbana
Município de Itajaí busca melhorias na infraestrutura urbana
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí