Finalizada a primeira fase do Projeto Defesa Civil na Escola

Data de inclusão: 09/07/2018 15:34

O Projeto Defesa Civil na Escola finalizou sua primeira etapa. Em dois meses de trabalho, quase 3 mil alunos de 41 escolas participaram do projeto. O principal objetivo é realizar a orientação de crianças e adolescente para a prevenção de desastres naturais. Em três etapas, os agentes de Defesa Civil abordarão o tema “Noções Gerais de Defesa Civil”. A segunda etapa iniciará no mês de julho.

O balanço detalhado da primeira etapa apresenta 41 escolas, com 93 turmas e 2.734 alunos atinigidos. De 25 de abril até 26 de junho a Defesa Civil de Itajaí realizou 62 palestras. O projeto é dirigido aos colégios da Rede Municipal de Ensino, mas a previsão é atingir a Rede Estadual de Ensino e escolas particulares em 2019.

Na segunda fase os agentes retornarão às escolas e realizarão oficinas para debater a percepção dos alunos sobre os riscos observados por eles, além da importância do projeto. “Iremos eleger um representante para ser o agente mirim. A partir disto, na terceira etapa será feita a capacitação desses agentes”, explica o coordenador da Defesa Civil, Carmo Dias.

A capacitação dos agentes mirins terá palestras e acompanhamento com os agentes da Defesa Civil. Eles farão visitas de campo para fiscalizar situações de risco e também formação sobre as regiões ribeirinhas de Itajaí. Após finalizar este processo, os agentes mirins receberam um certificado.

O projeto por objetivos específicos realizar capacitação com o corpo discente sobre a importância do tema Defesa Civil, trabalhar através de palestras com os alunos nas escolas, implantar o Projeto Agente Mirim, criar núcleos escolares de Defesa Civil nas escolas, executar em cada escola o Plano de Evacuação e fortalecer a participação de Itajaí na campanha mundial para a redução de desastres.O cronograma de visitas segue até o fim do ano.

Defesa Civil

Finalizada a primeira fase do Projeto Defesa Civil na Escola