Itajaí elabora Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica

Data de inclusão: 05/07/2018 10:42

A Fundação do Meio Ambiente de Itajaí (Famai) iniciou a elaboração do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA). Este é um compromisso assumido pelo Município de Itajaí junto ao Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) para renovar o Termo de Delegação de Atribuições de Gestão Florestal. É através dele que o município se habilita para autorizar a eliminação de vegetação e corte de árvores. Com isso, a Famai solicita a participação dos itajaienses na construção deste documento.

A elaboração do PMMA é um processo participativo, que depende da ampla colaboração e contribuição da população em todas as etapas. Isso visa possibilitar e estimular a participação da sociedade na etapa do diagnóstico da situação da mata atlântica em Itajaí. Com isso a FAMAI disponibiliza um questionário para levantar a percepção ambiental da população. Participe deste processo respondendo o questionário disponível no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdQgwe1t1BWfx91bYeKVaZFDjj9SxDjsAuxFzFm30T4HktJZw/viewform?c=0&w=1.

Em caso de dúvidas ou para mais informações e sobre a participação no PMMA, entre em contato com a Diretoria de Recursos Naturais, Resíduos e Projetos Ambientais da FAMAI pelo telefone 3348-8031 ou pelo e-mail pmma@itajai.sc.gov.br.

Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica

O PMMA é o meio de diagnosticar a situação dos restos de vegetação do Bioma Mata Atlântica espalhados pelos municípios brasileiros. Com o plano será possível identificar possíveis ameaças à sua conservação, definir áreas que necessitam ser conservadas, e assim traçar metas de preservação e fiscalização. O documento é instituído pela Lei da Mata Atlântica (Lei n. 11.428/2006) e regulamentado pelo Decreto n. 6660/2008.

O Município de Itajaí está inserido dentro da área de abrangência do Bioma Mata Atlântica. Estas são as formações florestais onde ele se apresenta: Floresta Ombrófila Densa (Aluvial, Terras Baixas e Submontana); e formações pioneiras como manguezal, restinga e brejos litorâneos. Conforme o último levantamento realizado pela Fundação SOS Mata Atlântica, Itajaí possui 8.284,26 hectares de área coberta por mata atlântica, o que corresponde a 28% da área total do município.