SECAJ define regras para o cadastro de empresas no Programa Prepara

Prazo de inscrição vai até dia 10 de agosto
Data de inclusão: 04/07/2018 09:56

Estão abertas as inscrições para a seleção, habilitação e cadastro de instituições para participarem do Programa Prepara. O prazo iniciou nesta segunda-feira (02) e segue até dia 10 de agosto. As inscrições das instituições devem ser feitas na Secretaria Municipal da Criança, do Adolescente e da Juventude (SECAJ), localizada na Rua XV de Novembro, nº 301, Centro. O programa tem como o objetivo a inserção dos jovens no mercado de trabalho e a qualificação em busca do primeiro emprego.

A SECAJ estabeleceu três critérios para selecionar e preparar as instituições que receberão os jovens do programa: apresentar documentação exigida (lista abaixo); possuir sede ou filial no Município de Itajaí; e receber o parecer favorável da Comissão de Avaliação para Habilitação no Programa Prepara.

O cadastro de organizações segue até dia 10 de agosto com os seguintes documentos:
- Ofício formalizando o interesse de participar do programa;
- Cópia do CNPJ da instituição sem fins lucrativos ou empresa;
- Cópia do Contrato Social da empresa e/ou Estatuto da entidade, junto com todos os atos constitutivos registrados em cartório, quando necessário;
- Cópia das Certidões Negativas de Débito Federal, Estadual e Municipal, de Contribuições Previdenciárias, Trabalhista e do FGTS.

Projeto Prepara voltado aos jovens

Para participarem do Prepara os jovens em busca do primeiro emprego interessados devem ter entre 16 e 24 anos, cursar ou ser formado no ensino médio, estar cadastrado junto à Secaj, estudar, preferencialmente, em escola pública e assinar o termo de consentimento para inserção no projeto.

Os jovens selecionados do Prepara participarão de três estapas: avaliação para conhecer cada jovem participante, participação em palestras, cursos de capacitação, entrevistas, acompanhamento e orientação e encaminhamento para as vagas disponibilizadas pelos parceiros do programa.

“O Prepara tem o objetivo de levar o jovem às empresas. Nós vamos observar o perfil dos jovens, depois prepará-los e encaminhar para o mercado de trabalho. As empresas parceiras serão certificadas”, ressalta a secretaria da Secaj, Christiane Stuart.

Para a diretora executiva da Associação Empresarial de Itajaí (ACII) e presidente do Instituto Crescer, Olga Zenella, este é um programa fundamental para os jovens. “Este programa que está sendo lançado no município servirá de exemplo e deveria ser lançado em todos os municípios”.

O programa lançado em junho pela Secaj tem parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Sedeer) e a Fundação de Educação Profissional e Administração Pública de Itajaí (Feapi).

Informações adicionais:
Secaj