Itajaí sediou o 3° Encontro Interregional de Mulheres Pescadoras

Data de inclusão: 29/06/2018 14:49

O 3° Encontro Interregional de Mulheres Pescadoras ocorreu hoje (29), na Associação do Porto de Itajaí. O evento, realizado no Dia Nacional do Pescador, busca valorizar as mulheres que atuam na atividade da pesca na região. A realização foi promovida pela Secretaria de Pesca e Aquicultura da cidade, em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e integra a agenda oficial dos 158 anos de Itajaí e da 7ª Semana do Pescador.

Ao todo, a ação reuniu participantes de 14 municípios do litoral Norte de Santa Catarina: Bombinhas, Itapema, Porto Belo, Balneário Camboriú, Navegantes, Balneário Piçarras, Penha, São Francisco do Sul, Barra do Sul, Barra Velha, Joinville, Araquari e Itapoá. Após 10 anos, o encontro voltou a ser promovido em Itajaí.

Debates, palestra motivacional com o escritor Ainor Lotério, disputa de regata de remo e doação de livros fizeram parte da programação. Também foram oferecidas orientações de prevenção e saúde da mulher, artesanato, atrações culturais e serviços estéticos e de beleza.

Para a presidente da Colônia de Pescadores de Piçarras, Adriana Ana Fortunato Linares, o papel que a mulher desempenha no segmento da pesca é fundamental. “Nós, mulheres pescadoras, damos o suporte para o pescador e também somos protagonistas, assumindo todas as atividades que envolvem a cultura da pesca”, ressaltou.

A pescadora, Márcia Verônica de Oliveira dos Santos, de 44 anos, fez questão de agradecer a iniciativa. “Sou muito grata pelo apoio que estamos tendo. É fundamental que as mulheres que atuam na pesca recebam este incentivo. É uma grande alegria poder participar deste evento”, afirmou.

O prefeito Volnei Morastoni reforçou o compromisso do município com a pesca e com a valorização das mulheres. “Neste dia especial, quero lembrar que a mulher pescadora desempenha um papel muito importante para a nossa sociedade e é nosso compromisso exaltar isso. Itajaí está muito ligada com a atividade pesqueira e com tudo o que envolve esse encontro do rio e do mar, que nos proporciona uma sintonia muito positiva. Vivemos em uma cidade abençoada e as mulheres pesqueiras contribuem para enriquecer ainda mais a nossa bela Itajaí”, arrematou.

____________________________
Informações adicionais: