10ª Festa da Tainha vai agitar Itajaí neste sábado

Evento gratuito inicia às 11h na Beira-rio
Data de inclusão: 27/06/2018 12:28

Sábado (30) é dia de comemorar a tradicional Festa da Tainha. Das 11h às 16h, serão distribuídas gratuitamente 10 toneladas do pescado na Praça Genésio Miranda Lins (Beira-rio). Em sua 10ª edição, a festa também promoverá a solidariedade com a arrecadação de alimentos e agasalhos. A sustentabilidade também estará presente com a restrição do uso de materiais plásticos. O evento encerra a 7ª Semana do Pescador e integra as atividades dos 158 anos de Itajaí.

A expectativa da Secretaria de Pesca e Aquicultura é atender 20 mil pessoas nas 34 barracas montadas na avenida Ministro Victor Konder. A tainha será preparada de diferentes formas e para todos os gostos. Vai ter o clássico peixe assado na brasa e frito, além de versões mais inovadoras como pastel de tainha e hambúrguer de tainha. Os pratos mais saborosos serão premiados no Concurso Gastronômico. Também serão eleitas as barracas com a decoração mais bonita.

“Esta é uma grande festa de encontro de todas as classes para celebrar o pescado que faz parte da nossa economia e da nossa cultura. Oferecer a tainha gratuitamente é o nosso presente de aniversário aos itajeienses”, reforça o prefeito Volnei Morastoni.

A décima edição da Festa da Tainha terá uma novidade: além da distribuição de peixe, serão arrecadados alimentos e agasalhos. A Secretaria de Pesca solicita que os participantes levem consigo um quilo de alimento para contribuir com a iniciativa. Os alimentos arrecadados serão destinados a instituições sociais do município.

Outra iniciativa é a diminuição do uso de materiais plásticos. O uso de canudos plásticos será proibido em todas as barracas. A intenção, além de manter viva a tradição da tainha, é também desenvolver e incentivar a sustentabilidade em Itajaí.

Em média, 300 pessoas estarão envolvidas com a realização festa. As 34 barracas serão comandadas pelas secretarias municipais, fundações, autarquias, além de associações do município.

As tainhas que serão distribuídas foram doadas pelas seguintes empresas parceiras: Brasil Sul Indústria de Pescados; Femepe Indústria de Pescados; Cais do Atlântico Indústria de Pescados; Pioneira Indústria de Pescados; Botorga Indústria de Alimentos; Carioca Pescados; JS. Pescados; Kenia Indústria de Pescados; Marimar Indústria de Pescados (Rio Janeiro); Sindipi; Sacolão da Shimitausen; 4 Mares Indústria de Pescados; Peixaria da Barra Pescado (Joinville); Armadores Pesca (Rio Janeiro); Costa Sul Indústria de Pescados (Navegantes); PRM Prestadora de Serviços; Trans Nunes.

Confira a lista completa das barracas:

Barraca 01: Motociclista Liga
Barraca 02: Mutantes Moto Clube
Barraca 03: Grupo de Motoqueiros
Barraca 04: Publicitá
Barraca 05: Administração e Controladoria – Tainha frita e espalmada
Barraca 06: Porto - Tainha frita e tainha grelhada com manteiga e acaparras
Barraca 07: Saúde e Procuradoria - Tainha frita em postas
Barraca 08: Pesca Esportiva
Barraca 09: Secretaria de Urbanismo – Pastel de tainha
Barraca 10: Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda / Fundação Cultural – Tainha frita, preparada no bambu, servida na telha com pêssego, abacaxi e figo
Barraca 11: Secretaria de Agricultura – Tainha assada