NOTA DE PESAR: Antônio Carlos Konder Reis

Município de Itajaí decreta luto oficial de três dias pelo falecimento do político e gestor
Data de inclusão: 12/06/2018 17:03

O Município de Itajaí decreta luto oficial de três dias pelo falecimento do ex-governador de Santa Catarina, Antônio Carlos Konder Reis, aos 93 anos. A municipalidade manifesta seu profundo pesar e solidariedade à família e amigos do político e gestor de grande influência em Itajaí que faleceu na manhã de terça-feira (12). O velório será a partir das 21h de hoje, no plenário da Câmara de Vereadores de Itajaí. A missa de corpo presente será nesta quarta-feira (13), às 15h e, o sepultamento, às 16h, no cemitério municipal da Fazenda.

Neste momento de dor, o Município de Itajaí se une à família do ex-governador Konder Reis e agradece profundamente toda a contribuição para a história e política da nossa cidade. O luto oficial é decretado em face aos notáveis e relevantes serviços prestados ao município.

Konder Reis é de uma família políticos. Filho de Oswaldo dos Reis e Elisabeth Konder Reis, irmão do poeta Marcos Konder Reis e sobrinho de Adolfo Konder, Arno Konder, Vítor Konder e Marcos Konder. Ele, ao lado de Lauro Müller, são os itajaienses que mais serviram em cargos públicos.

Na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, ocupou o cargo de deputado por dois mandatos (1947 a 1951 e 1951 a 1955). Já na Câmara dos Deputados passou por duas legislaturas (1955 a 1959 e 1999 a 2003) e no Senado (1963 a 1975).

No Executivo, Konder Reis foi governador de Santa Catarina de 1975 a 1979, quando foi sucedido pelo primo Jorge Bornhausen. De 1991 a 1995, foi vice-governador do Estado. Exerceu o cargo de governador, pela segunda vez, em 1994, sucedendo Vilson Kleinubing.

Era membro da Academia Catarinense de Letras, empossado na cadeira 22 em 30 de março de 1983.

NOTA DE PESAR: Antônio Carlos Konder Reis