1º Seminário Internacional de Cordas Dedilhadas inicia com palestras

Projeto também oferece concertos gratuitos e conta com o apoio da Fundação Cultural
Data de inclusão: 22/05/2018 17:56

Nesta quarta-feira (23), Itajaí vai receber profissionais renomados da música para a realização do 1º Seminário Internacional de Cordas Dedilhadas. A atividade musical inicia com o Encontro de Profissionais de Música na Univali, às 10h30, e a Casa de Cultura Dide Brandão recebe uma palestra sobre guitarra andina às 16h. Ambas contam com a presença do músico Ricardo Villanueva. A programação gratuita segue na quinta e sexta-feira (24 e 25) na Casa da Cultura.

“Nosso objetivo é oferecer espetáculos gratuitos com alto nível artístico para a população. Com músicos experientes, o evento tem uma importância enorme para o cenário musical da região e vem para se estabelecer nesse polo nacional da música que é Itajaí”, diz Ricardo Pauletti, organizador do evento.

A programação oferece encontros, palestras e concertos com violonistas do cenário nacional e internacional. As inscrições para as palestras serão feitas na hora do evento, com vagas limitadas de 80 lugares.

O 1º Seminário Internacional de Cordas Dedilhadas é realizado pela Fundação Cultural de Itajaí, por meio do Edital de Apoio a Eventos Comunitários. O seminário conta com o apoio do Conservatório de Música Popular de Itajaí, Curso de Música da Univali, Associação Cultural Cuerdas al Aire e da Café Maestro Produções.

Sobre os artistas

Para falar do Violão Latino de forma dinâmica e abrangente, o seminário conta com a presença de três mestres do estilo. O primeiro deles é o italiano Diego Salvetti, que representa a Europa no Seminário. Com o violão flamenco como especialidade, o músico e pesquisador lançou recentemente o livro “Técnica para Violão”.

Ricardo Villanueva é músico e sociólogo e vem diretamente do Peru para levar o nome da América Latina no evento. No livro “Guitarra Andina Del Peru”, Villanueva realizou um trabalho pioneiro na catalogação e transcrição do repertório de música andina para violão.

E para fechar os violonistas convidados, o pesquisador e músico itajaiense Ricardo Pauletti é o representante do Brasil. O violonista recentemente defendeu a dissertação de mestrado “O Violão de Sete Cordas no Brasil e sua Trajetória de Acompanhador a Solista”, na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

23 DE MAIO (QUARTA-FEIRA)

.: ATIVIDADE - Encontro com profissionais da música na UNIVALI com Ricardo Villanueva
Local: Curso de Música da Univali (Bloco D8 – sala 202)

.: ATIVIDADE - Palestra “Guitarra Andina Del Peru” com Ricardo Villanueva