Projeto Ocupação Itajaí Criativa oferece programação cultural gratuita

Itajaí Criativa - Residência Artística vai receber atrações na sexta-feira (25), sábado (26) e domingo (27)
Data de inclusão: 22/05/2018 17:27

A programação do projeto “Ocupação Itajaí Criativa” continua com atrações gratuitas nesta semana. O público infantil poderá assistir a peça teatral “O Patinho Feio, o Gato Desgrenhado e as Galinhas Vesgas do Mundo”, às 15h de sexta-feira (25). Para os adultos, as opções são a leitura encenada de Tarimba, na sexta às 20h, e uma oficina de Confecção de Bonecos de Sucata no sábado e domingo (26 e 27), que está com inscrições abertas.

As atrações do “Ocupação Itajaí Criativa” são realizadas uma vez por mês e vão até dezembro de 2018. Toda a programação é comemorativa aos 25 anos da Téspis Cia de Teatro e aos 30 anos de carreira de uma das fundadoras, a atriz Denise da Luz. A programação completa até o fim do ano você confere neste link.

A Fundação Cultural de Itajaí apoia a iniciativa por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. O evento será realizado na sede da Itajaí Criativa – Residência Artística, localizada na Rua Dr. Pedro Ferreira, 222, no Centro.

O espetáculo

Na tarde de sexta-feira (25), uma sessão exclusiva do espetáculo “O Patinho Feio, o Gato Desgrenhado e as Galinhas Vesgas do Mundo” será realizada para crianças da Rede Municipal de Ensino. Já no sábado, às 17h, a apresentação é aberta ao público em geral. Os ingressos são gratuitos e começam a ser distribuídos com uma hora de antecedência do início do espetáculo.

“O Patinho Feio, o Gato Desgrenhado e as Galinhas Vesgas do Mundo” é uma releitura que explora o potencial de significados que a história original retrata. Os atores buscam escapar das versões clássicas com jogos de improvisação, elementos cenográficos e linguagem corporal. Além de aguçar a imaginação dos pequenos, a peça traz um tema atual: as diferenças entre os seres e como lidar com elas.

A leitura encenada

O projeto Ocupação Itajaí Criativa também destaca a produção catarinense contemporânea de dramaturgia. Na sexta-feira (25), às 20h, o espaço cultural apresenta a leitura encenada de Tarimba, do autor catarinense Afonso Nilson de Souza.

As atrizes Denise da Luz e Sabrina Antunes Francez darão voz ao texto que representa uma situação cruel entre uma patroa e a empregada. Um jogo mesquinho entre ambas é criado, o que expõe uma divisão de classes capaz de gerar consequências.

A oficina

A oficina de Confecção de Bonecos de Sucata está com inscrições abertas. No sábado (26), a aula é das 9h às 13h. Já no domingo (27), a oficina será realizada das 14h às 19h. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser realizadas pelo e-mail itajaicriativa@gmail.com, com o nome completo e telefone para contato.

O encontro é aberto para toda a comunidade e oferece aos participantes a oportunidade de trabalhar o processo de reciclagem de materiais descartados. O resultado é a criação de bonecos, jogos e objetos cênicos. Pessoas acima de 16 anos podem participar e comparecimento nos dois dias é obrigatório.

25 DE MAIO (SEXTA-FEIRA)

.: ESPETÁCULO - O Patinho Feio, o Gato Desgrenhado e as Galinhas Vesgas do mundo
Local: Sede da Itajaí Criativa – Residência Artística, Rua Dr. Pedro Ferreira, nº 222, bairro Centro

.: ATIVIDADE - Leitura encenada de “Tarimba” de Afonso Nilson de Souza