Segundo dia do simulado integrado tem três ocorrências em Itajaí

Data de inclusão: 16/05/2018 18:55

Um treinamento de prevenção à desastres naturais. Durante os dias 15 e 16 de maio, as equipes da Defesa Civil de Itajaí participaram de oito ações do simulado integrado organizado pelo Governo Federal em conjunto com o Exército. Nesta quarta-feira, houve três ocorrências de deslizamentos, desabamento e vendaval com vítimas.

Na primeira ação do dia, às 9h10, as equipes do Exército com o auxílio da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros foram acionadas para ocorrência na avenida Presidente Castelo Branco, 1135, no Salseiros. No local, constataram o falecimento de duas pessoas e prestaram os primeiros socorros a outras três vítimas que foram encaminhadas para unidade de saúde mais próxima. Na simulação, uma pessoa está desaparecida.

À tarde, às 14h11, em outra ocorrência na avenida Presidente Castelo Branco, as equipes constataram duas mortes e prestaram os primeiros socorros a uma vítima, que foi encaminhada para a unidade de saúde mais próxima. Já às 17h, na rua Aristides Estevão da Silva, na Ressacada, um vendaval deixou três feridos que acabaram sendo encaminhados para a unidade de saúde mais próxima.

“Estes simulados são fundamentais para nos mantermos sempre preparados para agirmos com eficiência em um possível desastre. Durante esses dias movimentação de viaturas e equipes foi intensa, pois este exercício busca a sintonia entre os órgãos que atuam em situação de crise. Estas ações são fundamentais para estarmos sempre preparados”, explica o coordenador da Defesa Civil de Itajaí, Carmo Dias.

O objetivo do simulado é a capacitação dos profissionais e integração das mais diferentes esferas do governo. Atualmente Santa Catarina é referência em estrutura e política de proteção e defesa civil. Com isso, a sintonia entre os órgãos que atuam em situações de crise é de fundamental importância. Nosso Estado é o que apresenta a maior variação climática do país e o histórico de ocorrências demonstra que os catarinenses devem estar preparados.

“A Defesa Civil está cada vez mais fortalecida com a colaboração das forças do exército, defesa civil estadual e outras entidades. Atualmente, a Defesa Civil de Itajaí está em outro patamar”, destacou o prefeito Volnei Morastoni, que participou da reunião do Grupo de Ações Coordenadas (Grac).

Defesa Civil

Segundo dia do simulado integrado tem três ocorrências em Itajaí