Evento celebra os 130 anos da abolição da escravatura

Data de inclusão: 11/05/2018 18:09

No próximo domingo (13), é celebrado o Dia da Abolição da Escravatura. Com o objetivo de reunir a sociedade na busca pela igualdade, a Secretaria de Relações Institucionais e Temáticas (Serit) realizou o evento 130 anos após abolição. O encontro ocorreu na tarde desta sexta-feira (11) na Câmara de Vereadores de Itajaí.

A discussão principal foi em torno da temática “Racismo, preconceito e mercado de trabalho”. Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que entre 2005 e 2015, o percentual de negros universitários saltou de 5,5% para 12,8%. Porém, esse crescimento não é igual no mercado de trabalho. De acordo com o Instituto Ethos, pessoas negras ocupam apenas 6,3% de cargos na gerência e 4,7% no quadro executivo.

“Temos como atribuições coordenar, fomentar e elaborar políticas de ações voltadas para as necessidades e demandas da população e em especial dos negros”, ressaltou a secretária de Relações Institucionais e Temáticas, Neusa Geraldi.

Uma das palestrantes que conduziu os debates foi Daíra Andréa de Jesus, advogada com experiência em consultoria nas áreas de Direito Civil, Empresarial e Direito Penal. Ela integra o Núcleo Afrodescendentes Manoel Martins dos Passos da comarca de Itajaí. É também membro do Laboratório de Cidadania e Educação em Direitos Humanos do Centro Universitário de Brusque (Unifebe).

Informações adicionais:
Serit