Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Itajaí reivindica aumento de cirurgias oncológicas para a região

Procedimentos realizados no Hospital Marieta não são suficientes para atender a demanda
Data de inclusão: 19/04/2018 17:40

O Município de Itajaí reacendeu a discussão sobre a pactuação de cirurgias oncológicas em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), nesta quinta-feira (19), em Florianópolis (SC). Atualmente, a Região da Foz do Rio Itajaí conta apenas com 53 cirurgias mensais para atender pacientes com câncer dos 11 municípios. O quantitativo foi definido quando foi implantada a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) no Hospital Marieta, em 2008, e não é mais suficiente para atender a demanda.

Leia mais notícias sobre Saúde

Durante reunião desta quinta-feira, o secretário de Saúde de Itajaí, Celso Luiz Dellagiustina, solicitou que a discussão fosse incluída na pauta. Ele também pediu a ativação de uma comissão da CIB, na qual haverá quatro representantes dos municípios (Itajaí, Blumenau, Chapecó e Nova Trento) e quatro representantes do Estado, que irão definir critérios técnicos para estabelecer a quantidade de cirurgias para cada região.

“Hoje os critérios são políticos e não técnicos. Sem revermos a pactuação da região, conforme a população, a estimativa do Instituto Nacional de Câncer para novos casos de câncer e dados epidemiológicos não conseguiremos ter um atendimento mais ágil para esses pacientes”, comenta.

Aumento de recursos para o Hospital Marieta

Outra reivindicação do município foi em relação à falta de critérios técnicos para repasse da verba de custeio aos hospitais pelo Estado – hoje o Hospital Marieta recebe menos incentivo que outras instituições catarinenses por leito do SUS, mesmo sendo um dos maiores hospitais do Estado. O tema já foi discutido com o secretário de Estado da Saúde, Acélio Casagrande, nesta semana, que prometeu dar atenção ao assunto.

Na reunião da CIB, também entrou em pauta a discussão sobre o pagamento dos serviços feitos a mais (extra teto) pelo Hospital Marieta e o cofinanciamento do Estado com os municípios. “Ficou estabelecido que o hospital deve receber em torno de R$ 585.000,00 a mais do Estado no teto financeiro mensal por conta da série histórica de produção. Esse aumento deve ser aprovado na próxima reunião da CIB em Chapecó”, comenta Dellagiustina.

______________________________
Informações adicionais:
Secretaria de Saúde de Itajaí
Celso Luiz Dellagiustina (secretário)
(47) 3249-5500

Secretaria de Comunicação
Maikeli Alves
(47) 3249-5500

Imagens relacionadas

Itajaí reivindica aumento de cirurgias oncológicas para a região
Itajaí reivindica aumento de cirurgias oncológicas para a região
Itajaí reivindica aumento de cirurgias oncológicas para a região
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí