Município de Itajaí aumenta número de efetivos para Guarda Municipal

Anúncio foi realizado em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (18)
Data de inclusão: 18/04/2018 13:43

O Município de Itajaí anunciou, nesta quarta-feira (18), o aumento do número de selecionados no Concurso da Guarda Municipal. O efetivo que antes seria de 60, passou para 80 novos profissionais. Eles passarão por avaliação médica para iniciar a formação na Academia da Polícia Civil do Estado de Santa Catarina (Acadepol).

“É um dia memorável para a segurança do município. Chegamos à etapa final de um concurso público com mais 12 mil candidatos. Podemos dar certeza de que todos serão capacitados em nível de excelência e estarão aptos para atuar em todas as demandas junto à comunidade” destacou o Secretário de Segurança do Cidadão, Francisco José da Silva.

Durante a entrevista coletiva, o prefeito Volnei Morastoni assinou o Decreto nº 11.265/2018 para o chamamento de 80 guardas municipais para o curso na academia.

“O edital previa apenas 60 vagas, mas após um estudo realizado de acordo com as necessidades do município, 80 novos guardas é o ideal para atuar como auxílio às forças de segurança”, ressalta o prefeito.

Será investido o valor de R$ 442 mil para o curso de formação dos guardas municipais, que deve iniciar ainda no primeiro semestre. Os candidatos receberão uma bolsa de estudos no valor de R$ 1.503,00 como auxílio durante a permanência na academia.

“Academia de Polícia Civil capacita as maiores juntas de guardas municipais do estado, bem como também trabalha na manutenção periódica da qualificação desses profissionais”, reforça o diretor da Acadepol, delegado Laurito Akira Sato. Os novos 80 candidatos passarão por cinco meses de formação, com previsão de início para 04 de junho deste ano.

De acordo com o Secretário de Segurança, o treinamento ainda é uma fase do concurso. Os candidatos serão regrados pelo regimento da academia e estão sujeitos à reprovação, caso não sejam considerados aptos. A grade do curso é formada por cinco módulos, com disciplinas voltadas à cidadania e técnicas de operações policiais. Serão formadas duas turmas de 40 pessoas e o curso terá uma carga horária total de 850h.

Secretaria de Segurança

Ismail Pereira