Mutirão de limpeza Juntos pelo Rio mobiliza cerca de 800 voluntários durante o sábado

Evento contou com apoio de aproximadamente 20 embarcações para limpar os rios da região
Data de inclusão: 25/03/2018 09:32

Geladeira, televisão, cadeira, capacete para motociclista, madeiras, plásticos e diversos outros tipos de resíduos foram retirados dos rios e restingas de Itajaí, Navegantes e Penha neste sábado (24), durante a sétima edição do mutirão Juntos Pelo Rio e Contra o Aedes aegypti. Cerca de 800 voluntários participaram do evento e aproximadamente 20 embarcações auxiliaram na retirada dos materiais das margens.

Alusivo ao Dia Mundial da Água (22 de março) e legado da Volvo Ocean Race, o mutirão tem como objetivo sensibilizar a comunidade para a quantidade de lixo que é jogada nos rios, estimulando ainda a educação ambiental.

“Combater o lixo nos oceanos começa aqui, em cada cidade, córrego, ribeirão ou rio. Esse legado da Volvo Ocean Race está no sétimo ano consecutivo no município em consonância com essa consciência ambiental, que temos que ampliar cada vez mais. A Volvo passa, mas Itajaí fica, os rios ficam. Essa limpeza é um momento simbólico, mas também de uma consciência, que está crescendo, de preservação da própria cidade, país e humanidade”, afirmou o prefeito Volnei Morastoni na abertura do evento.

Nesta edição, os voluntários fizeram a limpeza no Rio Itajaí-Açu (Itajaí e Navegantes), na Baía Afonso Wippel, no canal retificado do Rio Itajaí-Mirim (bairro São Vicente) e no Rio Gravatá (Navegantes e Penha). Por terra, os trabalhos se concentraram na Avenida Beira-Rio, Molhes da Barra, Praia da Atalaia e prainhas. Os agentes de endemias da Secretaria de Saúde de Itajaí também participaram do mutirão promovendo uma blitz educativa de combate à dengue, chikungunya e zika vírus na Avenida Beira-rio.

Já na Marina Itajaí, foram oferecidas oficinas de educação ambiental para crianças, exposições e orientações para o combate ao Aedes aegypti. Com a oficina "Brincando e Aprendendo", foram realizadas brincadeiras de caça ao tesouro. Foram premiados os pequenos que respondiam certo as perguntas sobre o Aedes aegypti que estavam dentro dos balões e na piscina de bolinhas.

A equipe da Vigilância Epidemiológica, por meio da Gerência de IST/AIDS/HV, marcou presença no mutirão distribuindo informativos ao público.

O vice-prefeito de Itajaí e diretor geral do Semasa, Marcelo Sodré, também acompanhou os trabalhos de perto. Para ele, a ação é muito importante para criar uma consciência de preservação dos recursos hídricos. “O mutirão bate na questão ambiental, de mantermos nossos rios e mares limpos, porque água é fonte de vida. Se não nos preocuparmos com isso, nós e as futuras gerações poderemos ter problema com a água”, pontuou.

Consciência ambiental
A Secretaria Municipal de Educação engajou cerca de 60 alunos de três escolas municipais no evento, além de dezenas de voluntários de grupos escoteiros da cidade. As crianças auxiliaram na coleta de resíduos por terra e na blitz educativa contra o Aedes aegypti.

“É a primeira vez que estou participando e acho importante, porque é muita poluição, as pessoas passam e jogam lixo no rio. É muito importante também para acabar com a dengue”, comenta a estudante Érica Aparecida de Oliveira, da Escola Municipal Ariribá.

A separação dos resíduos recolhidos foi feita em terra e em uma das balsas do ferry boat por voluntários e funcionários das cooperativas de reciclagem participantes. Centenas sacos de lixo e entulhos foram recolhidos neste sábado, porém o balanço oficial será divulgado na próxima semana.

"Esta manhã de sábado superou nossa expectativa. Ficamos muito satisfeitos em ver que a comunidade tem se preocupado com a situação de nossos rios. Mas ao mesmo tempo, a cada ano, nos impressionamos com os resíduos que encontramos. O evento cumpriu seu objetivo de sensibilizar através do impacto. Muitos voluntários saíram deste mutirão com outra visão da realidade”, relata Natália Pires, uma das responsáveis pela organização do evento.

Realizado pelo Município de Itajaí, por meio do Semasa e Porto de Itajaí, o Juntos pelo Rio e Contra o Aedes aegypti contou ainda com apoio da Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Secretaria da Criança, do Adolescente e da Juventude, Secretaria de Segurança, Fundação do Meio Ambiente de Itajaí, Secretaria de Obras, Secretaria de Pesca, Defesa Civil, Marinha do Brasil, Capitania dos Portos de Itajaí, Corpo de Bombeiros, Univali, entre outras entidades, associações e empresas parceiras.

Maikeli Alves / Luciano Sens
Telefones: (47) 3249-5524 / 3341-8067