Exposições relacionadas à Igualdade de Gênero ficam disponíveis até 30 de abril

Abertura foi marcada por debate realizado no Museu Histórico de Itajaí
Data de inclusão: 16/03/2018 16:40

As exposições do Museu Histórico de Itajaí “Elas: Mulheres em Itajaí” e “Enquanto Egon desenhava, Uma Mulher Bordava”, abertas desde a última sexta (09), contemplam um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Os ODS são uma das áreas de trabalho do Planejamento Estratégico do Município de Itajaí (PEMI 204). As obras ficam até 30 de abril no espaço de mostras temporárias do Museu Histórico de Itajaí.

A exposição histórica “Elas: Mulheres em Itajaí” traz obras de arte, vídeo e outras peças do acervo do museu. São objetos pessoais de mulheres que contribuíram para a formação da cidade no início do século XX, um período marcado pelo forte domínio do universo masculino na Itajaí daquela época.

Já a exposição paralela “Enquanto Egon desenhava, uma mulher bordava”, produzida em parceria com a Câmara Setorial de Artes Visuais de Itajaí, traz releituras da artista itajaiense Silvana Rocha, onde figuras femininas pintadas por Egon Schiele, são impressas sobre antigas toalhinhas de crochê. O trabalho de Silvana tem curadoria e textos assinados pela artista catarinense Silvia Teske e a música da francesa Edith Piaf.

Temas cada vez mais importantes na atualidade como o papel da mulher na sociedade atual, as políticas de gênero, feminismo, arte, religiosidade, foram abordados na mesa debate intitulada “Conversas de Mulher”. O debate, realizado na noite de nove de março, contou com a presença da artista Silvana Rocha, da historiadora Denísia Martins e da historiadora e professora Marlene de Fáveri.

Evelise Moraes Ribas Wiersinski, Diretora do Museu Histórico de Itajaí, diz que “a memória é uma ferramenta fundamental na defesa dos direitos humanos. Por isso é tão importante na luta das defesas das mulheres. Quando vemos a luta de outras mulheres do passado, vemos muitas conquistas, mas vemos também quanto temos que avançar ainda para a igualdade de gênero”.

O OSD número 5, Itajaí e o Museu

Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas, esse é o título do ODS 5, dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Os ODS formulam uma agenda global proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU), um pacto mundial do qual o Brasil é um dos signatários.

O Planejamento Estratégico do Município de Itajaí, PEMI 2040, tem os ODS como base de todo o seu trabalho e está implantando no âmbito da Prefeitura Municipal, em parceria com a Universidade do vale do Itajaí (UNIVALI), um sistema inovador de coleta de indicadores e bases para cumprimento da agenda em seu território.

“O Museu Histórico de Itajaí, enquanto instituição que atua com a memória, busca colaborar com a missão de promover esse debate na sociedade, fomentar a discussão e a reflexão da importância das mulheres e de suas lutas na sociedade contemporânea”, complementa Evelise ao destacar o compromisso do Museu Histórico de Itajaí com a proposta para o futuro do mundo e do município.
_______________________________
Informações Adicionais: