Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Evento celebra os 50 anos de quatro paróquias de Itajaí

Missa com arcebispo de Florianópolis e show católico são as atrações no Centreventos
Data de inclusão: 13/03/2018 17:09

O Centreventos de Itajaí estará em festa com o Jubileu Interparoquial “50 anos de uma caminhada”, no próximo sábado (17). O evento gratuito celebra as cinco décadas da fundação das paróquias São João Batista, São João Bosco, Nossa Senhora de Lourdes e São Cristóvão. A programação vai contar com a Santa Missa rezada por Dom Wilson Tadeu Jönck, arcebispo de Florianópolis, com a presença de aproximadamente 20 padres de Itajaí e região. O cantor católico Thiago Brado vai realizar um show logo após o término da missa, marcada para iniciar às 18h.

Como entrada, será solicitada a doação de um quilo de alimento não perecível, que será destinado às obras sociais de cada igreja. Haverá ainda a comercialização de comidas e bebidas não alcoólicas para os fiéis no Centreventos.

O tema central da Santa Missa durante as comemorações será o Jubileu. O nome refere-se aos 50 anos de um fato importante, como a fundação de uma instituição. Mas a origem bíblica também diz respeito ao perdão dos pecados pelo Papa, realizado a cada 25 anos.

Como as quatro paróquias foram formadas em datas próximas entre os meses de fevereiro e março, o Jubileu de 50 anos foi pensado para uni-las em um só evento.

Um pouco de História

Em 1968, a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, localizada no Centro, era a única paróquia de Itajaí. Com o intuito de descentralizar o atendimento pastoral no município, o então arcebispo de Florianópolis Dom Afonso Niehues decidiu criar outras quatro paróquias: Nossa Senhora de Lourdes (Fazenda), São Cristóvão (Cordeiros), São João Batista (São João) e São João Bosco (Dom Bosco).

Quando as paróquias foram criadas, já existiam as capelas nos respectivos bairros com arquitetura característica da época. O que ocorreu foi que elas se tornaram as principais instituições religiosas de todos os bairros, transformando-se em referências católicas.

Com Itajaí dividida em cinco paróquias, toda a extensão da cidade passou a atender os cristãos mais de perto. Anos mais tarde, outras duas paróquias surgiram a partir de São João Batista e São João Bosco: a Paróquia São Vicente de Paulo, no bairro São Vicente (13/01/1990), e a Paróquia São Pedro Apóstolo, na Itaipava (05/03/2012).

Datas de fundação

Paróquia Nossa Senhora de Lourdes – 11 de fevereiro de 1968
Paróquia São Cristóvão – 18 de fevereiro de 1968
Paróquia São João Batista – 25 de fevereiro de 1968
Paróquia São João Bosco – 03 de março de 1968

_________________________
Informações adicionais:

Fundação Cultural de Itajaí
(47) 3349-1214  

Imagens relacionadas

Evento celebra os 50 anos de quatro paróquias de Itajaí
Evento celebra os 50 anos de quatro paróquias de Itajaí
Evento celebra os 50 anos de quatro paróquias de Itajaí
Evento celebra os 50 anos de quatro paróquias de Itajaí
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí