Assinado aditivo para conclusão da primeira etapa das obras da Bacia de Evolução

Governador em Exercício assinou repasse financeiro no valor de quase R$ 25 milhões durante solenidade na Marina Itajaí
Data de inclusão: 08/03/2018 15:31

Nesta manhã desta quinta-feira (08), o governador em exercício, Eduardo Pinho Moreira, esteve em Itajaí para assinar o aditivo das obras dos novos acessos aquaviários do Complexo Portuário de Itajaí, conhecida como Bacia de Evolução. A solenidade foi realizada na Marina Itajaí e também contou com a presença do Secretário de Estado da Infraestrutura, Luiz Fernando Cardoso. O valor do aditivo é de R$ 24,9 milhões.

“Hoje é um dia de alegria para a nossa cidade. Há dez dias o governador nos recebeu para resolvermos algumas pendências, em especial às obras da Bacia de Evolução. Já estamos sentindo o grande movimento no complexo portuário e isso vem movimentando nossa economia local e, consequentemente, ajuda a nossa cidade, mas também o Estado e o país”, afirmou Volnei Morastoni, Prefeito de Itajaí.

Com o repasse do aditivo feito pelo Governo do Estado, as obras da Bacia de Evolução entram em ritmo acelerado. A conclusão está prevista para maio deste ano. As obras na Bacia de Evolução iniciaram há 22 meses e estão 83% concluídas. Com a conclusão da primeira etapa das obras, os números no Complexo Portuário tendem a aumentar: serão permitidas escalas de navios de até 366 metros de comprimento.

De acordo com o superintendente do Porto de Itajaí, Marcelo Werner Salles, a movimentação no complexo portuário gera 300 mil empregos em toda a região, contribuindo com diversas áreas de produção. “Fechamos o ano passado com mais de um milhão de contêineres movimentados e isso mantém nossa representatividade em nível de Brasil, continuando a sermos o segundo maior porto do país em movimentação de cargas conteinerizadas”, destacou o superintendente.

Nesta primeira etapa das obras, a execução é realizada pela empresa Triunfo Engenharia e a fiscalização pela Prosul.

Porto de Itajaí é prioridade
O governador em exercício, Eduardo Pinho Moreira, revelou que elegeu o Porto de Itajaí como uma das prioridades para receber recursos do Governo do Estado. “Fui convencido pelo prefeito Volnei Morastoni, devido ao seu trabalho comprometido e dedicado com a população desta cidade. Sobre as obras da Bacia de Evolução, posso afirmar que depois de concluída, ganha a cidade e a região. A competitividade portuária é referência para a nossa economia. Melhor ainda é poder gerar emprego e renda às pessoas de dignidade”, destacou.

O secretário de Estado da Infraestrutura, Luiz Fernando Cardoso, ressalta que esse é o maior aditivo assinado pelo Governo do Estado de Santa Catarina. “Itajaí é a cidade do momento. São mais de R$ 100 milhões investidos no Porto de Itajaí e posso afirmar que assinamos com responsabilidade esse aditivo. Essa obra merece seu reconhecimento e acima de tudo, a valorização que ela irá gerar para Itajaí e região”, pontuou o Secretário de Estado da Infraestrutura, Luiz Fernando Cardoso.

DIMENSÕES DA OBRA

Valor do contrato original: R$ 103.930.313,60
Valor do contrato com o Aditivo: R$ 128.927.453,70
Concluídas as obras (Etapas 01 e 02), o Complexo Portuário de Itajaí poderá operar com navios de até 366 metros de comprimentos e 51 metros de boca (largura);
Para o giro de manobra dos navios, sua capacidade é de 530 metros de diâmetro e profundidade de 13 metros;
O prazo para conclusão das obras está estipulado para abril/maio de 2018;
O volume já retirado pelos serviços de dragagem é de 2.517.523,80 m³;
O volume já retirado de pedras (enrocamento) é de 395.384,25m³;
O volume estimado de pedras a ser removido é de 463.140,39 metros cúbicos (sujeito a alteração);
Com a realocação do molhe norte, possibilitará que o canal de acesso fique com a largura de 170 metros no canal de acesso;
Com o término da obra o molhe norte ficará com 815 metros de distância.

Porto de Itajaí
Luciano Sens (Assessor de Imprensa)