Codetran encerra vistorias das vans escolares

63 veículos estão regulares para o transporte escolar
Data de inclusão: 09/02/2018 18:51

A Coordenadoria de Trânsito de Itajaí (Codetran) encerrou, nesta sexta-feira (09), a vistoria semestral nos veículos de transporte escolar. O trabalho, realizado juntamente com a Secretaria de Urbanismo, regularizou 63 vans para o inicio das aulas escolares. Foi registrada uma baixa procura no comparativo com o ano passado.

Como em todos os semestres, as vistorias são realizadas nas semanas que antecedem o início do período escolar. Neste primeiro semestre, foram vistoriadas 70 vans escolares e 63 estão aprovadas para o transporte regular de estudantes. Sete veículos apresentaram pendências e outros sete, cadastrados no último semestre, não compareceram.

Ao contratar o serviço, os pais ou responsáveis precisam ficar atentos à regularidade dos veículos de transporte escolar, que devem conter o selo azul de vistoria. Para melhor identificação dos selos, todos são alocados em um dos cantos inferiores do para-brisa. Cada carro recebe o selo com a sua numeração devidamente assinado pelo Diretor de Fiscalização do órgão.

Além da documentação, são avaliadas também as condições de conservação do veículo, como as faixas laterais e traseiras, extintor de incêndio, lanternas dianteiras, traseiras e superiores, cintos de segurança, forração interna, sinalização sonora e pneus.

Segundo o diretor de fiscalização, Eduardo Teodoro Pereira, todos os proprietários de vans escolares devem estar atentos à conservação e documentação dos veículos. “É de extrema importância que todos participem das vistorias, pois quem presta este serviço, está lidando com a segurança dos estudantes que transporta diariamente”, destaca.

Os proprietários com pendências ou que não compareceram devem agendar a vistoria pelo telefone 3341-6071. A Codetran reforça que transportar passageiros sem a inspeção é considerada uma infração grave com a penalidade de cinco pontos no prontuário da CNH, apreensão do veículo e multa no valor de R$ 195,23.

____________________________

Codetran